Sociologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os métodos da Sociologia



A Sociologia utiliza-se de vários métodos e técnicas científicas em suas investigações, na maioria das vezes usadas de modo complementar e empregadas concomitantemente. Embora possamos encontrar muitos métodos possíveis de serem utilizados na investigação social, alguns são considerados os mais importantes. São eles: método histórico, comparativo, estudo de caso oumonográfico e o estatístico ou matemático.

1. Método histórico: “Este método consiste em buscar as raízes de um fenômeno social no passado, para descobrir as suas origens e antecedentes” (Torre, 1985, p.25). Isto é:

Partindo do princípio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado, é importante pesquisar suas raízes, para compreender suanatureza e função. Assim, o método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, pois as instituições alcançaram sua forma atual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural de cada época. Seu estudo, para uma melhor compreensão do papel queatualmente desempenham na sociedade, deve remontar aos períodos de sua formação e de suas modificações (Lakatos, 1990, p. 31).
Exemplos: para compreender a noção atual de família e parentesco, pesquisa-se no passado os diferentes elementos constitutivos dos vários tipos de família e as fases de sua evolução social (Lakatos, 1990). Sobre este método, Lakatos (1990) afirma:

Portanto, colocando-se osfenômenos, como, por exemplo, as instituições, no ambiente social em que nasceram, entre as suas condições “concomitantes”, torna-se mais fácil a sua análise e compreensão, no que diz respeito à gênese e ao desenvolvimento, assim como às sucessivas alterações, permitindo a comparação de sociedades diferentes: o método histórico preenche os vazios dos fatos e acontecimentos, apoiando-se em um tempo,mesmo que artificialmente reconstruído, que assegura a percepção da continuidade e do entrelaçamento dos fenômenos (Lakatos, 1990, p. 31).
2. Método comparativo: O método comparativo consiste, como o próprio nome indica, em estudar diferentes grupos ou povos para, primeiramente desvendar as semelhanças e diferenças existentes em determinadas circunstâncias e condições e para explicar as diversidadesencontradas.

Considerando que o estudo das semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos, sociedades ou povos, contribui para uma melhor compreensão do comportamento humano, este método realiza comparações com a finalidade de verificar similitudes e explicar divergências. O método comparativo é usado tanto para comparações de grupos no presente, no passado, ou entre os existentes eos do passado, quanto entre sociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento (Lakatos, 1990, p. 32).
Exemplos: modo de vida rural e urbano no Estado de São Paulo; características sociais da colonização portuguesa e espanhola na América Latina, classes sociais no Brasil, entre outros (Lakatos, 1990, p. 32).

3. Método estatístico ou matemático: Também conhecido como“quantitativo”, consiste em estudar diferentes grupos ou povos, objetivando:

• desvendar as semelhanças existentes em determinadas circunstâncias e condições;
• explicar as diversidade (Torre, 1985, p. 25).

Segundo Lakatos (1990):

Os processos estatísticos permitem obter, de conjuntos complexos, representações simples e constatar se essas verificações simplificadas têm relações entre si. Assim, o métodoestatístico significa redução de fenômenos sociológicos, políticos, econômicos etc. a termos quantitativos e a manipulação estatística, que permite comprovar as relações dos fenômenos entre si, e obter generalizações sobre sua natureza, ocorrência ou significado (Lakatos, 1990, p. 32).
Exemplos: verificar a correlação entre nível de escolaridade e número de filhos, pesquisar as classes...
tracking img