Sociologia geral 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Ana Cristina Brandão Teixeira Ribeiro Valério
Número:1101954


E-FÓLIO A
A sociologia é a ciência do social, que se dedica ao estudo das consequências da modernização das sociedadesurbanas e industrial (final séc. XVIII), durante a Revolução Francesa e Industrial. A sociologia nasce com a necessidade de reorganização social e surge para melhorar a compreensão da própriasociedade.
A preocupação fundamental do sociólogo é remodelar as nossas vidas e adapta-las á modernização. Este por sua vez estuda as influências sociais, para ter uma visão mais ampla em relação ao nossocomportamento, visto que, todo o nosso comportamento é influenciado por fatores sociais. Os sociólogos trabalham em conjunto com outras ciências que se interessam pelo comportamento humano, como porexemplo a antropologia, a história, entre outras.
Todas as culturas têm padrões de comportamento próprio, podem ter diferentes hábitos e costumes, por sua vez, as pessoas que tem culturas diferentes,podem sentir-se desorientadas perante essas culturas, é aquilo a que se chama “choque cultural” e damos-lhe o nome de etnocentrismo.
Quando os sociólogos aplicam o relativismo cultural, ou seja,quando uma cultura é estudada segundo os eus próprios valores, os sociólogos esforçam-se ao máximo para evitar o etnocentrismo, sendo este o grande desafio para os sociólogos, porque é muito difícil nãojulgar, não comparar com a nossa cultura, comportamentos e costumes tão diferentes dos nossos e conseguir dar-lhes a mesma legitimidade.
Um dos exemplos que eu considero interessante de relativismocultural é a comunidade hippie existente em Portugal (Melides, lousã), esta comunidade rejeita a forma como se vive em sociedade, recusa as injustiças, a desigualdade e é contra qualquer tipo dediscriminação racial e sexual.
Os hippies adotaram um estilo de vida nómada, a sua imagem é diferente, usam normalmente roupas velhas e rasgadas, pois considera isso uma forma de protesto contra o...
tracking img