Sociologia - durkheim, marx e weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociologia pode ser entendida como sendo, basicamente, o estudo da vida social humana, dos grupos e da sociedade como um todo. Tendo em vista este conceito, podemos inferir que a esfera de ação do estudo sociológico é extremamente abrangente, já que a mesma requer a adoção de uma perspectiva mais complexa do modo como somos e das razões pelas quais agimos. Dessa forma, compreender as maneiraspelas quais nossas vidas individuais refletem os contextos da nossa experiência social é essencial à perspectiva sociológica.
Pensar sociologicamente pode ser entendido como exercitar a imaginação sociológica. Assim, um sociólogo é capaz de se libertar das circunstâncias pessoais que rodeiam sua vida e assim pensar as situações num contexto mais abrangente, ou seja, em relação à toda sociedade. Aimaginação sociológica implica a abstração da vida cotidiana, para que dessa forma possa ocorrer um olhar diferente sobre ela.
Para exemplificar o que fora dito anteriormente, o autor cita o exemplo do café. Ele nos instrui brilhantemente que por trás deste singelo e inofensivo ato podem-se deduzir diversas relações sociais, tais como: que este ato possui um valor simbólico, que por vezes o cafése constitui como uma droga e ainda analisa como uma sociedade reage ou não à essa afirmação, que o café está envolvido numa complicada rede de relações sociais e econômicas de dimensão internacional, que também reflete o processo de desenvolvimento social e econômico que acompanhou a história e que também, por fim, pode ser visto como um produto que está no centro do debate atual em torno daglobalização, já que a forma de consumo do produto reflete opções de estilo de vida.
Assim, a imaginação sociológica permite nos ver que muitos dos fenômenos que a primeira vista parecem se referir apenas ao indivíduo, na verdade refletem questões muito mais amplas. O autor cita como exemplo o divórcio e o desemprego, que podem ser encarados como problemas sociais, mas se acontecem exacerbadamente emdeterminada sociedade, podem representar não apenas problemas pessoais para quem os sofre, mas sim problemas de conjuntura pública, pois atingem boa parte da sociedade e expressa grandes tendências sociais.
O autor também complementa que a decisão privada muitas vezes reflete a respectiva posição na sociedade, ou seja, o fato de que os meios sociais de onde provimos têm muita influência emrelação ao tipo de decisão que consideramos adequada para determinada situação. Porém, vale ressaltar que o autor afirma em dado momento que embora todas as pessoas sejam influenciadas pelo contexto social em que são inseridas, o comportamento específico delas não é determinado única e exclusivamente por este referido contexto.
Também há o conceito de estrutura social, isto é, o fato de os contextossociais das nossas vidas não consistirem apenas em acontecimentos e ações ordenados aleatoriamente, ou seja, a afirmação de que na verdade eles são estruturados (ou padronizados) de determinada maneira. Dessa forma, as sociedades humanas nunca deixam de estar em franco processo de estruturação, já que estes padrões são reconstruídos a todo o momento pelos vários blocos que as compõem.
Por fim, oautor enumera diversas implicações práticas que a sociologia pode nos fornecer para uma melhor compreensão de nossas vidas, entre elas: a concepção de uma consciência de diferenças culturais, a possibilidade de avaliação das políticas públicas e uma autoconscientização.
Em relação à primeira, ela se dá devido ao fato de que a Sociologia permite que se ocorra uma observação do mundo social a partirde diversos pontos de vista, representando dessa forma uma fácil relação de causa e efeito, já que se compreendermos corretamente o modo como os outros vivem, adquirimos igualmente uma melhor compreensão dos problemas relativos a eles. Ademais, a pesquisa sociológica também fornece uma ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas, pois a ciência se presta a analisar se os...
tracking img