Sociodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociodiversidade no Brasil

O Brasil é conhecido pela grande abrangência de etnias, assim como estrangeiros, negros, índios, homossexual, etc. Porém notamos que ainda há discriminação que agride estes grupos, e em grande proporção.
Podemos classificar a sociodiversidade brasileira como uma das mais ricas variedades culturais, ou seja, uma imensidão de etnias, raças, crenças, etc.
O territóriobrasileiro é muito conhecido pelas comunidades estrangeiras, com novos costumes, e, acaba trazendo ao nosso país um valor que nem podemos imaginar.
O direito dos povos brasileiros, sendo eles nativos ou não é segurado pela Constituição Federal, com isso fica garantido o direito, independente de etnias, da convivência harmônica entre os povos, promovendo a igualdade inclusive entre os gruposmais pobres, e os que são considerados minorias.
Infelizmente nós ainda não podemos afirmar que somos totalmente abertos a conviver com novas culturas. Nossos conceitos não nos permitem que vejamos as riquezas que poderíamos aprender com outras etnias e raças.
É importante ressaltarmos que podemos ganhar muito mais com a aceitação das diferenças.
Podemos ver que o Brasil é um país rico emdiversidades, com suas diversas culturas, costumes, raças e religiões.

Multiculturalismo no Brasil

É a mistura de culturas e credos que ocorrem no Brasil desde a colonização. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade.
A imigração foi o ponto chave para a formação dessa cultura, sendo que o Brasil se tornou um país que tem cultura de todos os lugares do mundo.
Esseprocesso iniciou-se quando os portugueses deram inicio a colonização do Brasil, antes dos portugueses, os africanos vieram para o Brasil, como escravos para trabalharem nas plantações de café. Com o crescimento das plantações, vieram também os suíços, alemães, eslavos, turcos, árabes, italianos, japoneses, entre muitos outros.
No Brasil o caso é bem mais complexo, porque foi desenvolvido umprocesso colonizador onde a principal característica era a mestiçagem cultural.
No cotidiano, a riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração, onde há preconceitos e são criados estereótipos.
O Brasil é um país de raízes mestiças, onde deveríamos estar abertos as diferenças do povo brasileiro, mas a realidade é outra, somos um povo misto, com heranças culturais, mas totalmentepreconceituosos. Existem muitos conflitos devidos essas diversidades de culturas, onde acaba ocorrendo uma exclusão social, como por exemplo, com os nordestinos que são tidos como ignorantes inferiores e pouco inteligentes no sul do país.

A Influência indígena no Brasil

Apesar de a sociedade indígena ser classificada como “dominante”, ainda de ainda não sabemos ao certo a quantidade de povosindígenas, de acordo com dados da Fundação Nacional do Índio, a população indígena já atinge uma média de 460 mil. Porém estes povos ainda são vistos como uma sociedade a parte comparado aos demais grupos que formam a sociedade Brasileira.
A múltipla cultura apresentada pelos povos indígenas abrange uma riqueza inúmera de línguas, técnicas e crenças, o que valoriza ainda mais esta cultura, e, além disso,são falantes de mais de 1.300 línguas.

Inclusão e Exclusão Social
 
Inclusão social é à base de toda a sociedade: a partir dela, os indivíduos passam a ter acesso a direitos básicos, como saúde, educação, habitação e assistência social. É com a inclusão social que as pessoas são capazes de exercer sua cidadania e autonomia na vida social, política e econômica, contribuindo com a comunidade ecom a realidade na qual estão inseridas.
A inclusão de outras raças, culturas e crenças ainda são difíceis nos dias atuais, ainda há muito preconceito com os negros, índios e outros povos, que não sejam brancos, não há tolerância entre as pessoas, infelizmente não aceitamos os conceitos de outros. A comparação entre o branco com o negro, e indígena, o nível de conhecimento obtido pelo...
tracking img