Sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE CAPITALISTA E AS CLASSES SOCIAIS
A sociedade capitalista é estratificada em classes sociais. Esse tipo de estratificação baseia-se na economia e na política.
As classes podem ser divididas de acordo com a posição dos indivíduos no processo de produção ou conforme a capacidade de consumo. Os indivíduos que ocupam as posições mais elevadas possuem acesso a todos os bens materiais eimateriais necessários à sobrevivência, já aqueles que ocupam posições menos elevadas possuem extrema dificuldade para ter acesso a esses bens.

CARACTERÍSTICA:

Existência de mobilidade social.

Classificação de acordo com posição no processo de produção:

Classe burguesa (alta, média e baixa)
Classe operária

Classificação conforme a capacidade de consumo:

Classe alta
Classe médiaClasse baixa

ou

Classe A
Classe B
Classe C
Classe D
Classe E

EXPLICAÇÕES SOCIOLÓGICAS DAS CLASSES SOCIAIS

KARL MARX

Segundo Karl Marx as sociedades capitalistas são regidas por relações em que o capital e o trabalho são dominantes. Dessas relações emergem duas classes sociais: a burguesia que personifica o capital e o proletariado que personifica o trabalho assalariada. Alémdessas classes sociais existe a classe média, que ora apoia a burguesia, ora apoia o proletariado.  Para Marx, o motor da história é a luta de classes. Para ele, a única classe capaz de promover a superação do capitalismo é o proletariado. Apenas esta classe poderá realizar a revolução, estabelecer a ditadura do proletariado (socialismo) e, a seguir, estabelecer uma sociedade sem classes(comunismo).MAX WEBER

Para Max Weber, a estratificação da sociedade possui três dimensões: riqueza, prestígio e poder. Observa que alguns podem ter riqueza e não ter prestígio e poder; podem ter prestígio e não ter nem riqueza nem poder; e pode ter poder e não possuir riqueza e prestígio.
Neste sentido, classe é todo grupo humano que se encontra em igual situação de classe, ou seja que tem o mesmoacesso à riqueza, ao prestígio ou ao poder. Para ele, as lutas de classes não são o motor da história, mas uma manifestação para a manutenção da riqueza, do prestígio ou do poder em uma situação histórica específica.

OPORTUNIDADES E  ESTRATIFICAÇÃO

Alguns sociólogos norte-americanos como Kingsley Davis e Wilbert E. Moore consideram que na sociedade capitalista haverá possibilidade de ascensãosocial se for oferecida igualdade de oportunidades. Porém, alguns aproveitarão as oportunidades e outros não aproveitarão porque alguns possuem mais talentos do que outros.

As classes sociais no Capitalismo

Seleção de textos:

A ORDEM SOCIAL CAPITALISTA
N. Buckarin e E. Preobrazhenski

O salário

Grande número de pessoas que ficaram sem a menor propriedade transformou-se em operáriosassalariados do Capital. Que devia fazer, com efeito, o camponês ou o fabricante arruinado? Das duas, uma: ou entrar como criado na casa de um proprietário agrícola, ou ir para a cidade a fim de trabalhar numa fábrica ou numa oficina. Não havia, para eles, outro caminho. Tal foi a origem do sistema salarial, este terceiro traço característico da ordem social capitalista.

O que é o sistemasalarial? Antigamente, no tempo dos servos e dos escravos, podia vender-se ou comprar-se cada servo e cada escravo. Homens, com sua pele, seus cabelos, suas pernas e seus braços, eram a propriedade privada de seus senhores. O senhor mandava chicotear, até à morte, o seu servo, assim como quebrava, por exemplo, quando embriagado, uma cadeira ou um tamborete. O servo ou o escravo não passava de uma simplescoisa. Entre os antigos romanos, as propriedades necessárias à produção eram francamente divididas em “instrumentos de trabalho mudos” (as coisas), “instrumentos de trabalho semimudos” (os animais de carga, carneiros, vacas, bois, etc.) e “instrumentos falantes” (os escravos, os homens). Uma pá, um boi, um escravo, eram para o senhor, indistintamente, instrumentos que ele podia vender, comprar,...
tracking img