Sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Profetizando Nova Vida: A Visão do Vale de Ossos Secos
Detalhes
Categoria: Apologéticos
Criado em Sexta, 20 Janeiro 2012 14:54
Escrito por Daniel M. Gomes
Ezequiel 37
O capítulo 37 é provavelmente o mais conhecido do livro de Ezequiel. Ele responde a uma pergunta feita pela nação de Israel no capítulo 33, verso 10: "Assim falais vós: Visto que as nossas prevaricações e os nossos pecadosestão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como, pois, viveremos?". A resposta é dada por Deus, de uma maneira intrigante. Ezequiel havia enfatizado a "desolação" que havia ocorrido na terra prometida (Ezequiel 5:14; 12:20; 23:33; 36:34). Como, então, poderia esta nação morta reviver novamente? Em sua visão, Ezequiel observou que o Espírito de Deus reconstruiria os ossos mortos da nação,dando-lhes tendões, carne, pele e, finalmente, o sopro da vida.
Importa destacar que estes versículos devem ser lidos e interpretados em conjunto com a mensagem que se iniciou no capítulo 34 do livro de Ezequiel. A partir deste capítulo, o Senhor falou de um novo pastor (liderança) e novas oportunidades na terra de Israel (capítulo 35), com a esperança renovada para o crescimento e prosperidade(capítulo 36).
Estas promessas tão esplêndidas foram recebidas, logicamente, com dúvidas e incredulidade pelo povo de Israel. Vários exilados tinham testemunhado a total devastação de suas cidades. Além disso, estavam vivendo sob o punho de ferro dos babilônios, um país tão poderoso que uma mudança de dominação mundial parecia impossível nos próximos séculos. Esse povo via muitos aspectos negativos queos impedia de terem uma esperança de uma nação renovada. Como poderia vir, então, a restauração? A resposta é: somente pelo poder de Deus! Deus regeneraria a nação de Israel, tornando-a forte e poderosa.
A NECESSIDADE DA RESTAURAÇÃO
A afirmação: "Veio a mim a mão do Senhor e me levou pelo Espírito", do versículo 1, indica que Ezequiel estava tendo uma visão. A expressão "a mão do Senhor" sobre oprofeta aparece sete vezes em todo o livro (cf. Ezequiel 1:3; 3:14, 22; 8:1; 33:22; 40:1). Esta expressão indica uma experiência estática quando Deus se manifestava ao profeta Ezequiel.[1]
O Espírito do Senhor pôs Ezequiel "no meio de um vale". Este vale havia sido o cenário de uma grande batalha. Havia ocorrido um enorme massacre: "o vale estava cheio de ossos". Os mortos foram deixados ondecaíram e ninguém se preocupou em sepultá-los. De início a visão já deixa bem claro, para o profeta, que Deus não toleraria mais o pecado e com o tempo traria juízo sobre a nação de Israel.
Deus fez Ezequiel "andar ao redor dos ossos" (v.2). Ele queria que o profeta tivesse uma idéia do número de vítimas e entendesse que ali não havia mais esperança de vida. Entretanto, Deus reafirma ao Seu povo,através desta visão, que Ele tem o poder de dar vida ao que está morto e que para Ele nada é impossível (cf. Marcos 10:27).
Deus explicou a Ezequiel que "estes ossos eram a toda a nação de Israel". Representavam a multidão de Seu povo. A aplicação havia de ser a toda casa de Israel, que incluía tanto o Reino do Norte como o Reino do Sul.
Alguns eruditos acham que Ezequiel teve a visão do "valedos ossos secos" por volta de 585 a.C. Isto indica que a maioria dos cativos levados a Babilônia com o rei Joaquim havia estado no exílio por mais de uma década. Todavia, muitos outros, a exemplo de Daniel e outros reféns reais que os precederam, já estavam no cativeiro há cerca de 20 anos (desde a primeira deportação em 606 a.C.).
A destruição de Samaria em 722 a.C., e mais tarde a deJerusalém, no ano 587 a.C., foram experiências dramáticas e traumáticas. Muitos israelitas "perderam a fé", ou pelo menos viram suas esperanças reduzidas a pedaços por um Deus que parecia ter abandonado Seu povo à triste sorte (cf. Isaías 49:14). Os falsos profetas haviam anunciado uma breve estadia de dois anos na Babilônia. Porém, com o passar dos anos, a esperança dos exilados foram frustradas....
tracking img