Sociedade indiana na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade indiana na atualidade
A Índia é um belo país, dada a riqueza de suas tradições religiosas e culturais, suas belezas naturais, bem como a sua diversidade social, o que torna o país um dos mais desiguais do mundo – tal como, aqui na Terra Brasilis, bem ao sul da linha do Equador… Riqueza e pobreza, sofisticação e atraso andam de braços dados em uma nação repleta de desafios em sua agendapara o milênio. Dada a sua grandeza territorial e populacional, a Índia é alcunhada – segundo o jargão das Relações Internacionais – como um dos integrantes do grupos dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), dado o acúmulo de capital financeiro emergente e a elevada disponibilidade de capital intelectual em função da sólida educação no país, que torna o país uma peça importante no tabuleiro degamão das Relações Internacionais.

No entanto, apesar dessas perspectivas positivas, a Índia é um país de cultura milenar, e o peso do hinduísmo é decisivo na estrutura de sua sociedade. Princípios religiosos determinam a organização social, e o sistema de castas é a faceta mais visível dessa influência. Atualmente, o país possui mais de 2 mil castas e cerca de 20 mil subcastas, cujos critériosde definição remontam aos primórdios do surgimento da religião hindu.

O Estadão publicou uma matéria interessante em seu primeiro caderno sobre as castas e os meios de subversão desse sistema, a partir do empreendimento pessoal e do acúmulo de capital financeiro.

A origem das castas encontra-se ligada à mitologia religiosa hindu, por ocasião do sacrifício da entidade espiritual Purusha. Ascastas, dessa maneira, estariam ligadas às diferentes partes do corpo da entidade após o seu sacrifício, estando assim distribuídas: da cabeça veio a casta mais elevada, os brâmanes, composta por sacerdotes ligados à funções intelectuais de prestígio e ao ensino universitário; dos braços, os kshatriya, nobres que exercem funções políticas e militares; das pernas, os vaishyas, representados peloscamponeses, artesãos, donos de terra e comerciantes; dos pés, situados na parte mais baixa do sistema, os shudras, integrados por servos, trabalhadores braçais e agricultores.

Além das quatro castas principais, há um segmento social à parte – os chamados intocáveis ou párias. Por não pertencerem a qualquer casta – por isso, também são conhecidos como os “sem-casta” -, são vistos como “impuros”,e exercem funções sociais menores e desprestigiosas tais como lavar roupa, recolher o lixo e lavar banheiros. Estrangeiros e imigrantes de outros países também são classificados nesse segmento. A posição dos párias é a mais complicada de todas, dado não estarem inseridos no sistema, o que os torna extremamente vulneráveis em uma sociedade hierarquizada e estabilizada desse tipo.

As castasobedecem um sistema rígido de organização social, onde as posições mais elevadas em termos de prestígio político e social são ocupadas por membros das castas mais elevadas. Em contrapartida, integrantes de castas inferiores possuem severas restrições ao movimento, a alimentação, a educação e acesso à religião. Em lugares públicos, membros de castas inferiores frequentemente cedem seus lugares paramembros de castas mais elevadas.
Existem várias maneiras de se identificar a casta de uma pessoa, sendo a mais comum a identificação pelo sobrenome. Porém, outros critérios podem ser utilizados em função da região geográfica, indumentária, dialetos falados ou até mesmo pela própria dieta da pessoa.

Para os ocidentais, cujo sistema social é determinado pela livre iniciativa e não por laços deparentesco, uma organização social dessas soa um tanto o quanto exótica, quando não peculiar e até mesmo ultrajante. Vários antropólogos como Louis Dumont e Clifford Geertz se dedicaram a estudar de maneira mais aprofundada a sociedade hindu, a fim de entender a complexa relação entre esses segmentos, bem como as estreitas possibilidades de ascensão social. Fica bastante claro que a ascensão social...
tracking img