Estudodecaso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual era a estratégia da Nike até 1998? Era a mesma estratégia que a empresa pretendia ter de 1998 em diante? A mudança de estratégia significou uma mudança de negocio?
O negócio da Nike era acomercialização de tênis esportivos atuando no mercado mundial. o sucesso inicial aconteceu devido à superioridade técnica do seu calçado de corrida e basquete . Até 1998, a Nike não tinha nenhumdiferencial das outras marcas como Reebok, Adidas e New balance e essas começaram a investir mais em seus produtos, tornando-se mais agressivas. Assim, na passagem de 1997 para 1998 o desempenho da Nikecomeçou a cair (no Japão os produtos encalharam). Tendo um lucro de 796 milhões de dólares em 97, bem diferente dos 4,2 bilhões em 1977. o marketing desportivo mudou com a estratégia da Nike de sedissociar dos atletas desportivos e criar slogans facilmente identificáveis com seu consumidor.
Quais eram seus objetivos estratégicos ?
Nike definiu a meta de se tornar líder mundial no futebol até 2002,na Copa Mundial seguinte. O futebol é o esporte mundial. A empresa percebeu que não podia ter credibilidade como marca esportiva sem atuar com produtos para o futebol. Para ser líder, a Nike tinha quevencer Umbro, Diadora, Puma e Adidas (que era três vezes maior que a Nike no futebol no mundo). Nos Estados Unidos, a Nike era a segunda no futebol. Em 1998, a Nike aumentou seus investimentos emP&D para lançar novos como um novo calçado que se amoldaria ao pé e teria peso reduzido, camisetas e shorts  , feitos com um tecido que imita a pele humana e projetou uma nova chuteira para Ronaldo,que usava um material sintético em vez   de couro de canguru, e pesava menos.
Que forças externas e internas estavam influenciando os planos estratégicos da Nike? Faça uma síntese dos pontos fortese fracos e das oportunidades e ameaças .

Em sua opinião, quais as variáveis do ambiente externo poderiam frustrar os objetivos estratégicos da Nike

Hoje, qual é o grau de sucesso da Nike na...
tracking img