Socializacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01 A questão da exploração do trabalho, já vem de tempos remotos, alcançando intimamente a classe chamada proletariado (dominada). Esta que apenas tem por direito uma mercadoria, a sua própria força de trabalho. Trabalho este que na sociedade capitalista é visto meramente como uma mercadoria, e o trabalhador tem que vender “a sua força de trabalho”, para garantir o mínimo de suasobrevivência .
Além de vender a sua força de trabalho, esse trabalhador não recebe o valor correspondente a tudo que produz. Sendo que o restante do que sobra chamado de trabalho excedente, mercadoria produzida pelo trabalhador, mas que não é pago em seu salário. E assim, acontece o conceito de mais-valia.

Questão 2

Pode-se relatar que o serviço social desde seus primórdiosaos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social.
Entende-se que o seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas mazelas da questão social
No texto “Os filhos do lixo”, revelam algumas dessas mazelas sociais, a desigualdade social e econômica. Vê-se a manifestação da pobreza, violência, fome, desemprego, carência material eexistencial. Fatos estes que são objetos da atuação profissional do Assistente Social.
O serviço social pode contribuir em meios a esta situação, através dos seus diversos instrumentos de trabalho, como análises sociais, levantamentos de recursos, execução de políticas sociais que visa a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Questão 3Entende-se que o Serviço Social se constitui como profissão quando se insere na divisão social do trabalho. A dinâmica do serviço social esta relacionada a dinâmica da ordem monopólica, é ela quem vai criar e fundar a profissionalidade do Serviço social. E este processo, surge de uma articulação entre a ideologia da Igreja católica com o Estado, não escapando assim do jogo de forçasideo-politicas . Os Assistentes Sociais vão se tornando permeáveis a diversos projetos sócio-politicos, à medida que sua profissionalização se afirma . De fato, é nesse contexto de jogo de forças que o serviço social se emerge como profissão, inserida na divisão sócio-técnica do trabalho, a fim de amenizar as expressões da questão social.

Questão 4

No Brasil, as primeiras notíciasdas lutas operárias remontam a 1858, quando tipógrafos do Rio de Janeiro entraram em grave reivindicando aumento de salário
Nesses momentos iniciais da organização do movimento operário, destacou-se a influência da ideologia anarquista, trazida ao Brasil pelos trabalhadores imigrantes, sobretudo italianos e espanhóis.
Sob aliderança dos anarquistas, ocorreu a maior greve de que se tem noticia na primeira metade do século 20 no Brasil. A paralisação, iniciada em junho de 1917 começou no setor têxtil, propagou-se rapidamente e atingiu a área portuária e o interior, envolvendo cerca de 50 mil trabalhadores. As primeiras reivindicações eram aumento de salários, proibição do trabalho infantil, jornada de oito horas,garantia de emprego e direito de associação .Impulsionando e avançando a classe e o povo em luta o movimento operário criou meios para gerar valores diferentes daqueles vividos pelos dominantes. QUESTAO 5
O Chile é o país onde foram criadas as duas primeiras escolas de serviços sociais Ambas nasceram na década de 1920, num contexto de lutas operarias s de um trabalho social.A expansão chilena, como em outros paises da América Latina, vem acompanhada de suas conseqüências, miséria, desemprego, crescimento urbano desordenado, migrações de trabalhadores rurais e epidemias .
Em 1925, Alejandro Del Rio, um médico criou a primeira...
tracking img