Estagio no ensino fundamental 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JOSIENE MUNIZ DA SILVA
MARCIA RIBEIRO MENDES DE OLIVEIRA

O estudo de Matemática e Ciências Naturais no Ensino Fundamental: um convite à interdisciplinaridade




CURITIBA
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JOSIENE MUNIZ DA SILVA
MARCIA RIBEIRO MENDES DE OLIVEIRA

O estudo de Matemática e Ciências Naturais no EnsinoFundamental: um convite à interdisciplinaridade

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA de Ciências Exatas e Biológicas, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Ozinor Rodrigues Rocha
Centro Associado: Tucuruí










CURITIBA
2010
SUMÁRIO
01. Introdução..........................................................................................................04 |
02. O estudo de Matemática e Ciências Naturais no Ensino Fundamental: um convite à interdisciplinaridade...................................................................................052.1. A matemática e o ensino fundamental...........................................................062.2.Ciências Naturais e o ensino fundamental ...................................................072.3. Interdisciplinaridade: um caminho possível para o enriquecimento do ato de ensinar na escola......................................................................................................082.4. Uma abordagem interdisciplinar do ensino de Ciências Naturais e Matemática no ensinofundamental..........................................................................09 |
03. Considerações Finais .........................................................................................10 |
04. Referências ........................................................................................................11 |

INTRODUÇÃO
Hoje com os avanços tecnológicos, necessita-se de métodosdiversificados para trabalhar com os alunos que estão inseridos neste contexto. Os professores têm que buscar interdisciplinar seus conteúdos das diferentes disciplinas para fazer com que os alunos aprendam de maneira criativa e objetiva.
E estudando os conteúdos, percebe-se que disciplinas como matemática e ciências, podem ser trabalhadas juntas para uma melhor compreensão. Assim, levar os alunos arefletir que tudo está inserido no seu cotidiano.
Dessa forma, vamos refletir sobre a interdisciplinaridade nas disciplinas de Matemática e Ciências. Buscaremos mostrar a importância de trabalhar com os alunos, agrupando conteúdos e relacionando as semelhanças.
E assim, este trabalho nos ajudará a desenvolver nossas metodologias ampliar nossos conhecimentos, para nossa formação como docente.
Para arealização deste, iremos analisar textos e livros, metodologias utilizadas por professores, e refletir como desenvolver nos alunos um senso-crítico dos conteúdos, visando seu crescimento educacional e social, já que a educação é uma prática social. Nesse sentido temos a educação na forma de interação e integração com os que os rodeiam e com o meio.




O estudo de Matemática e CiênciasNaturais no Ensino Fundamental: um convite à interdisciplinaridade
Necessitamos conhecer vários assuntos, para assim, em sala de aula desenvolvermos nosso censo-crítico, e com isso, compreender que as ciências estão no nosso cotidiano, e que visa contribuir para a vida das pessoas.
Assim, a ciência é vista como uma linguagem realizada diariamente pelos seres humanos, com o objetivo de explicar omundo natural que vivemos.
Para que haja um aprendizado necessitasse de conhecimento, dessa forma pode-se dizer que o conhecimento prévio vem do que o aluno traz para as aulas, levando em conta suas idéias, suas culturas, vivencia social e sua interação com a natureza. E com isso, têm-se o conhecimento cientifico que é conjunto de saberes sistematizados e sendo assim, proporcionando ao ser...
tracking img