Socialismo e nacionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Socialismo e Nacionalismo

No período de 1848, os movimentos liberais ganharam o continente europeu, estabilizando a burguesia no poder. Os operários apresentaram sua proposta de democraciapopular: o socialismo, no qual haveria a eliminação da propriedade privada dos meios de produção. Inúmeros grupos políticos, como os republicanos liberais, os socialistas, os bonapartistas (burguesia quedesejava a volta de um descendente de Napoleão) e legitimistas (nobreza que apoiava a volta dos Bourbon), fizeram a revolução de Fevereiro de 1848. Desta revolução, derivou a proclamação da SegundaRepública Francesa, um governo provisório e eleições livres para uma Assembléia Constituinte. Uma nova constituição formou o regime presidencialista e o primeiro presidente eleito foi o sobrinho deNapoleão, Luís Napoleão Bonaparte.

Complexos sociais enquanto especificidade do Sistema Capitalista
A Revolução Industrial (1775 - 1830) significou um grande desenvolvimento das forças produtivas epermitiu ao homem superar os limites impostos pela sua própria condição física, saindo da relação de subalternidade com a natureza.
Desta forma, o trabalhador coletivo pode ser considerado a maneiraespecífica de organização/cooperação dos trabalhadores no modo de produção capitalista, "[...] E, para que esta nova forma de trabalho possa se efetivar, é indispensável que a sociedade desenvolva uma sériede complexos sociais voltados diretamente à submissão dos trabalhadores às classes dominantes [...]." (LESSA, 2000, p. 50)
Surgem assim, profissões assalariadas, que deixam de ter como objetivo atransformação da natureza e, sendo assim, não possuem um objeto de trabalho, mas "[...] exercem a 'função exclusiva' de controle e cuja atividade volta-se sobre os trabalhadores [...]." (LESSA, 2005, p.20). Não compondo por este motivo, o trabalhador coletivo.

Segundo Marx, a divisão da sociedade em classes sociais fundamentais é uma característica marcante do capitalismo.
O Serviço Social,...
tracking img