Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GgrtgrggtwddkhwçeohfwpefhOHRWOEIHWEOIFHWEOIFHWEOIFHWOFH~EFNSÇLDNSLDKVNSDVKNEOIHWOEHWEHWEPTHWOEÓHWEOIHWEOITHWEOITHWOTIIHETOWEHTWOIHTWOIHGGRGgrtgrggtwddkhwçeohfwpefhOHRWOEIHWEOIFHWEOIFHWEOIFHWOFH~EFNSÇLDNSLDKVNSDVKNEOIHWOEHWEHWEPTHWOEÓHWEOIHWEOITHWEOITHWOTIIHETOWEHTWOIHTWOIHGGRGgrtgrggtwddkhwçeohfwpefhOHRWOEIHWEOIFHWEOIFHWEOIFHWOFH~EFNSÇLDNSLDKVNSDVKNEOIHWOEHWEHWEPTHWOEÓHWEOIHWEOITHWEOITHWOTIIHETOWEHTWOIHTWOIHGGR GgrtgrggtwddkhwçeohfwpefhOHRWOEIHWEOIFHWEOIFHWEOIFHWOFH~EFNSÇLDNSLDKVNSDVKNEOIHWOEHWEHWEPTHWOEÓHWEOIHWEOITHWEOITHWOTIIHETOWEHTWOIHTWOIHGGR

A Questão Social surgiu na Europa Ocidentaldo século XIX, designando o fenómeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária.
O processo de urbanização, somado ao da industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado,mas ao mesmo tempo, consciencializou essa classe da sua condição de exploração e levou à contestação da mesma. Por isso, a Questão Social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedadeburguesa, que para enfrentá-la recorreu à implementação de políticas sociais (Heidrich, 2006, p. 1).
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressõesdas desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais colectiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seusfrutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
O mundo capitalista sofreu várias alterações ao longo do século XX e, consequentemente, a Questão Social modificou-se. Pereira (2001)destaca três modelos de organização do Estado durante o século XX: o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal, sendo que a adopção de qualquer destes modelos derivou das transformações daQuestão Social. Segundo Heidrich (2006), o modelo liberal nasceu com o capitalismo e preconizou a não intervenção do Estado nas actividades de mercado, deixando à sorte de cada um o seu...
tracking img