Sobre o oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Professora: Juliana
Aluna: Suzane Cristina
Matéria: Anatomia
Turma: EF1N1


- Conceito

Os ossos unem-se aos outros para constituir o esqueleto.
Para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos , quer cartilagens, empregamos os termos juntura ou articulação.
- Classificação das junturas.
As junturas possuem certos aspectos estruturais etrês grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
- junturas fibrosas:
As junturas nas quais os elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas, e a grande maioria delas se apresentam no crânio.

Há dois tipos de junturas fibrosas:
Suturas – são encontradas entre os ossos do crânio.
Suturas planas ( união linear retilínea ouaproximadamente retilínea), suturas escamosas ( união em bisel ), e suturas serreadas ( união em linha “denteada”)
No crânio, as junturas dos ossos nasais é uma sutura plana; entre os parietais, sutura denteada; entre o parietal e o temporal, escamosa.
- Junturas cartilaginosas:
Sínfises a cartilagem é fibrosa. Exemplo de sínfise encontramos na união, no plano mediano, entre as porções publicasdos ossos do quadril, constituído a sínfise publica.
Também as junturas que se fazem entre os corpos das vertebras podem ser consideradas como sínfise.
Junturas sinoviais:
Para que haja o grau desejável de movimento, em muitas junturas, o elemento em que se interpõe entre as peças que se articulam é um liquido denominado sinovial, ou liquido sinovial.
Nas junturas sinoviais o principal meio deunião é representado pela capsula articular, espécie de manguito que envolve a articulação prendendo-se nos ossos que se articulam.
A cavidade articular é um espaço virtual onde se encontra o liquido sinovial. Este é o lubrificante natural da juntura, que permite o deslizamento com um mínimo de atrito e desgaste.

- Superfícies articulares e seu revestimento.
São aquelas que entram em contatonuma determinada juntura
Estas superfícies são revestida em toda a sua extensão, por cartilagem hialina( cartilagem articular) que representa a porção do osso que não foi invadida pela ossificação.
Sua nutrição, portanto, principalmente nas áreas mais centrais, é precária, o que torna a regeneração, em caso de lesões, mais difícil e lenta.
- Capsula articular:
Foi descrita neste capitulo comosendo uma membrana conjuntiva que envolve a juntura sinovial como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: membrana fibrosa ( externa) e a membrana sinovial (interna).
Ligamentos e capsula articular têm por finalidade manter a união entre os ossos, impede o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.
A membrana sinovial é abundantementevascularizada e inervada, sendo encarregada da produção do liquido da sinóvia (liquido sinovial).
- discos e meniscos:
Os discos e meniscos intra-articulares, de função discutida serviriam à melhor adaptação da superfície que se melhor articulam, estruturas destinadas a receber violentas pressões, agindo como amortecedores. Meniscos, com sua característica forma de meia lua, são encontrados naarticulação do joelho.
Os movimentos executados pelos segmentos do corpo recebem nomes específicos e aqui serão definidos apenas os mais importantes.
- movimentos angulares:
Quando ocorre a diminuição do ângulo diz-se que há flexão; quando ocorre o aumento, realizou-se a extensão.
Adução e abdução:
São movimentos nos quais o segmento é deslocado, respectivamente, em direção ao plano mediano ou emdireção oposta, isto é, afastando-se dele.
É preciso ter sempre em mente que a realizaçao do movimento é feita levando-se em consideração a posição de descrição anatômica.
Rotação:
É o movimento em que o segmento gira em torno de um eixo longitudinal (vertical).a posição de descrição anatômica, é feita em plano horizontal e o eixo de movimento, perpendicular a este plano vertical.
Circunduçao...
tracking img