Psicomotrecidade metodologia de ed.física

2590 palavras 11 páginas
O Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana é uma concepção do LEPESPE - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte da UNESP de Rio Claro e realizado com o apoio da Secretaria de Esportes de Rio Preto em parceria com as Faculdades e Universidades da Região. É um evento destinado aos estudantes e profissionais de Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Nutrição e demais áreas da saúde e educação com o objetivo de socializar os resultados das pesquisas mais recentes e ainda proporcionar o acesso à profissionais de renome nacional e internacional das áreas da educação, esporte e saúde. Trata-se, portanto, de um evento multidisciplinar, com atenção a dimensão prática e acadêmica. O evento deste ano será realizado em São José do Rio Preto-SP, no Teatro da UNIP, de 13 a 16 de outubro de 2010. http://psicoesporterp.blogspot.com.br/2010/06/o-congresso-brasileiro-de-psicologia.html Os benefícios de trabalhar a motricidade refinada na educação infantil
O trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes a integrar na educação infantil, segundo a pedagoga Cássia Ravena M. de Assis Medel, é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.

Com o intuito de conscientizar os educadores sobre o quanto é positivo para a criança o trabalho com a motricidade refinada antes do ingresso a alfabetização, alguns pontos são abordados de forma que venha esclarecer tal necessidade.

Vale ressaltar que o processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.

Com o objetivo de trabalhar a motricidade refinada com a criança é fundamental que disponibilize a ela materiais que proporcione desenvolver as partes

Relacionados