Sobre mac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O sistema operacional procura tornar a utilização do computador mais eficiente e mais conveniente. A utilização mais eficiente busca um maior retorno no investimento feito no hardware, significa mais trabalho obtido do mesmo hardware. Uma utilização mais conveniente vai diminuir o tempo necessário para a construção e utilização dos programas. Um enorme número de conceitos,abstrações, mecanismos e algoritmos foram criados e aprimorados ao longo dos últimos 40 anos.

Para atingir os objetivos propostos, o sistema operacional oferece diversos tipos de serviços. Todo sistema operacional oferece meios para que um programa seja carregado na memória principal e executado. Talvez o serviço mais importante oferecido seja o que permite a utilização de arquivos ediretórios. Também o acesso aos periféricos é feito através do sistema operacional. À medida que diversos usuários compartilham o computador, passa a ser interessante saber quanto de quais recursos cada usuário necessita. Diversas informações sobre o estado do sistema são mantidas. Nessa categoria, temos a hora e a data correntes, a lista de usuários utilizando o computador no momento, a versão dosistema operacional em uso. Cabe também ao sistema operacional garantir que cada usuário possa trabalhar sem sofrer interferência danosa dos demais.

Os programas solicitam serviços ao sistema operacional através das chamadas de sistema. Elas são semelhantes às chamadas de sub-rotinas. Entretanto, enquanto as chamadas de sub-rotinas são transferências para procedimentos normais do programa,as chamadas de sistema transferem a execução para o sistema operacional. Através de parâmetros, o programa informa exatamente o que necessita. O retorno da chamada de sistema, assim como o retorno de uma sub-rotina, faz com que a execução do programa seja retomada a partir da instrução que segue a chamada. Para o programador assembly (linguagem de montagem), as chamadas de sistema são bastantevisíveis. Por exemplo, o conhecido "INT 21H" no MSDOS. Em uma linguagem de alto nível, elas ficam escondidas dentro da biblioteca utilizada pelo compilador. O programador chama sub-rotinas de uma biblioteca, e estas chamam o sistema. Por exemplo, qualquer função da biblioteca que acesse o terminal (como printf()na linguagem C) exige uma chamada de sistema.

A parte do sistema operacionalresponsável por implementar as chamadas de sistema é normalmente chamada de núcleo ou kernel. Os principais componentes do kernel de qualquer sistema operacional são a gerência de processador, a gerência de memória, o sistema de arquivos e a gerência de entrada e saída. Cada um desses componentes será descrito nas próximas seções.

Os programas de sistema, algumas vezes chamados de utilitários,são programas normais executados fora do kernel do sistema operacional. Eles utilizam as mesmas chamadas de sistema disponíveis aos demais programas. Esses programas implementam tarefas básicas para a utilização do sistema e muitas vezes são confundidos com o próprio sistema operacional. Exemplos são os utilitários para manipulação de arquivos: programas para exibir arquivo, imprimir arquivo,copiar arquivo, trocar o nome de arquivo, listar o conteúdo de diretório, entre outros. O mais importante programa de sistema é o interpretador de comandos. Esse programa é ativado pelo sistema operacional sempre que um usuário inicia sua sessão de trabalho. Sua tarefa é receber comandos do usuário e executá-los. Para isso, ele recebe as linhas tecladas pelo usuário, analisa o seu conteúdo e executa ocomando teclado. A execução do comando, na maioria das vezes, vai exigir uma ou mais chamadas de sistema. Por exemplo, considere um comando do tipo "lista diretório". Para executá-lo, o interpretador de comandos deve, primeiramente, ler o conteúdo do diretório solicitado pelo usuário. A informação é formatada para facilitar a sua disposição na tela e, finalmente, novas chamadas de sistema...
tracking img