Ambiente estuarino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
> Estuário é uma massa de H²O costeira semifechada que possui uma ligação livre com o mar aberto, é portanto extremamente afetado pela ação das marés, dentro deles H²O doce (oriunda dos sistemasterrestres) se mistura (diluí) com H²O marinha.

->Podem ser considerados ambientes de transição ou ecótones entre habitats de H²O doce e marinhos, porém apesar disso possuem características físicase biológicas bem exclusivas, Como caract. físicas eu posso citar salinidade, densidade de H²O, temperatura e como biológicas, a fauna e a flora do local.

->São ambientes muito importantes poisdevido ao fato de serem altamente produtivos (graças aos subsídios do fluxo de H²O e abundância de nutrientes),

->Sustentam diversas espécies, algumas passam todo o seu ciclo de vida nesseambiente (ex:ostras, algumas espécies de gastrop. e caranguejos), outras apenas uma parte de sua vida, geralmente a fase inicial, pois encontram nesse ambiente uma quantidade menos limitada de recursos(alimento e abrigo contra predadores), como alguns caranguejos e peixes pescados até em alto mar. Ainda existem aquelas que são apenas visitantes, seja durante a maré alta (peixes e crustáceos), sejadurante a maré baixa (aves, répteis e até mesmo pequenos mamíferos).

->Algumas condições não previsíveis como tempestades e correntes aquáticas interferem diretamente na distribuição espaço-temporalda comunidade, alterando os parâmetros populacionais como crescimento, mortalidade e recrutamento.

->Devido à esses fatores, toma-se muito complexo o estudo da composição, distribuição evariabilidade temporal dos animais estuarinos.

->Bem, um dos animais residentes dos estuários é a Neritina virginea, um gastrópodo pertencente a família Neritidae que possui aproximadamente 50espécies de caramujos, predominantemente marinhos altamente adaptados a ambientes estuarinos.

->Possui como caract. fertilização com cópula e desenvolvimento parcial no interior de cápsulas com...
tracking img