Sobre Educa o Ambiental Reserva Ecol gica Amadeu Botelho Jahu SP

531 palavras 3 páginas
Reserva Ecológica Amadeu Botelho / Jahu-SP
RPPN – Reserva Particular do
Patrimônio Natural

Sobre Educação Ambiental
Origem:
1869 Ernst Haeckel, propõe o vocábulo “ecologia” para os estudos das relações entre as espécies e seu ambiente. 1872 Criação do primeiro parque nacional do mundo “Yellowstone”, USA.
1965 É utilizada a expressão “Educação Ambiental” (Enviromental Education) na “Conferência de Educação” da Universidade de Keele, Grã-Bretanha
1968 – Estudo da UNESCO acompanhado por 79 países sobre trabalhos de meio ambiental realizado nas escolas. Proposições internacionais: educação ambiental em várias disciplinas e a palavra ambiente não só o entorno físico, mas questões sociais, culturais, políticas e econômicas inter-relacionados.
1972 – Conferência das nações unidas para o meio ambiente humano, em Estocolmo. Gerou-se primeiro
“Programa Internacional de Educação Ambiental”, consolidado em 1975 na conferência de Belgrado.
1977 – Conferência intergovernamental de educação ambiental de Tbilisi, Geórgia. Definiram-se os objetivos da educação ambiental e o ensino formal como ferramenta para aplicá-los.
1987 – Conferência internacional sobre educação e formação ambiental, pela UNESCO em Moscou. Concluiuse na necessidade de introduzir ed. ambiental nos sistemas educativos dos países.
1992 – Rio de Janeiro. Reforçando ed. ambiental para conscientização e preparação de técnicos, profissionais, políticos e até o cidadão comum (principalmente os jovens).
“Tratado de Ed. Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”.

Tbilisi / 1977

Princípios da Educação Ambiental
Considerar o meio ambiente em sua totalidade: em seus aspectos natural e construído, tecnológicos e sociais (econômico, político, histórico, cultural, técnico, moral e estético);
Constituir um processo permanente e contínuo durante todas as fases do ensino formal;
Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva

Relacionados