Sobord

1259 palavras 6 páginas
SNOWBOARD
ORIGEM
[ANA FLÁVIA] Muita gente acredita que o snowboard é um esporte relativamente novo, criado nas últimas décadas. Porém, os primeiros vestígios do esporte remontam a 1920! Já nesta época era comum pessoas que habitavam em lugares com montanhas nevadas descerem suas encostas em um espécie de prancha. Há relatos de pessoas que usavam pedaços de velhos barris para deslizar na neve. Alguns até usavam correias de cavalos para amarrar os pés nas pranchas adaptadas.

[RENATA] Porém o snowboard ganhou seus ares modernos em meados dos anos 1960, quando o engenheiro norte-americano Sherman Poppen inventou um novo brinquedo para sua filha deslizar na neve juntando dois esquis velhos e formando, assim, uma prancha.

[ANA FLÁVIA] A brincadeira começou a ser chamada de “snurfer”, numa junção das palavras “snow” e “surf”. Logo a brincadeira virou mania na vizinhança, e Poppen construiu várias pranchas para as crianças brincarem na neve. Isso chamou a atenção da empresa Brunswick, que comprou os direitos do engenheiro e passou a comercializar o produto. A primeira competição de snurfer foi realizada em Michigan (EUA) em 1968, e consistia em apenas uma descida em linha reta.

[RENATA] Em 1969, um surfista e esquiador deu novo impulso ao esporte. O atleta gostava de unir suas duas habilidades e surfar na neve utilizando bandejas de cozinha. Até que ele se juntou ao fabricante de pranchas de surf e a dupla criou uma prancha especial para a neve. O esporte foi batizado de “winterstick”. No mesmo período, outro norte-americano, Bob Webber, patenteava a sua prancha adaptada pra a neve, chamada de “skiboard”.

DIFUSÃO

[ANA FLÁVIA] Foi só em 1977 que o esporte começou a realmente chamar a atenção da indústria esportiva. Neste ano, o skatista norte-americano Tom Sims construiu uma prancha de snowboard em um projeto escolar. Sims sonhava em criar um skate (sem rodas, é claro) para a neve. Com essa idéia em mente, o atleta, junto com seu amigo Chuck Barfoot,

Relacionados