Smog

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeito Smog

O que é
O Smog é um fenômeno caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos. Geralmente,o Smog se forma em grandes cidades (centros urbanos), onde a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelosveículos automotores. Em regiões com grande presença de indústrias poluidoras, o Smog industrial também ocorre. Os principais responsáveis pelo Smog são os automóveis,indústrias e até mesmo as casas, devido aos processos de combustão. No entanto, alguns gases que fazem parte do Smog também se formam nas florestas. Além do vapor de água, podemosencontrar num Smog a presença de aldeídos, dióxido de nitrogênio, ozônio, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos voláteis. O Smog causa um efeito visualcaracterístico, deixando sobre a cidade uma camada cinza de ar. Nas situações mais extremas, em função das baixas condições visuais, inviabiliza o trânsito terrestre de veículos eaéreo de aviões e helicópteros.

Composição dos diferentes tipos de Smog
Smog urbana: mistura de fumaça, poluentes gasosos, neblina, ar e partículas sólidas: tudo issomisturado origina uma nuvem escura.

Smog Industrial: uma junção de fumaça, neblina, H2SO4 (ácido sulfúrico), SO2(dióxido de enxofre), cinzas, fuligem, entre outros. Como opróprio nome já diz, ela se origina de Indústrias que não tem consciência ecológica.

Smog fotoquímica: é chamada assim porque só ocorre em presença de luz. É comum nos dias muitoquentes e secos, e tem sua origem nos gases liberados por escapamentos de automóveis, cuja composição contém dióxido de nitrogênio (NO2) e hidrocarbonetos não queimados.
tracking img