Smartgrid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Na história da sociedade, a energia elétrica, desde a sua descoberta, sempre ocupou lugar de destaque, tendo em vista a dependência da qualidade de vida e do progresso econômico daqualidade do produto e dos serviços relacionados à energia elétrica.
Quando a primeira central elétrica começou a funcionar, no dia 12 de janeiro de 1882, em Londres, a ideia de transmitir energia pura,de um lugar para outro, empolgava o mundo. Na prática, a sociedade dessa época contentava-se com muito pouco. A festejada usina inglesa, na verdade, era incapaz de transportar sua força além de unspoucos quarteirões, e as residências beneficiadas não chegavam a um milhar. Mesmo quinze anos depois, a importante rede elétrica de Paris atendia modestos 9 250 clientes. Ao mesmo tempo, segundo ohistoriador Jean-Claude Debeir, a iluminação a gás servia a 350 000 residências. Para dar conta do suprimento de energia, as cidades geralmente possuíam dezenas de geradores espalhados pelos bairros.
Como passar do tempo, os avanços tecnológicos em geração, transmissão e uso final de energia elétrica permitem que ela chegue aos mais recônditos lugares do planeta, transformando regiões desocupadas oupouco desenvolvidas em pólos industriais e grandes centros urbanos. Proporcionando à sociedade trabalho, produtividade e desenvolvimento, e aos seus cidadãos conforto, comodidade, bem-estar epraticidade, o que torna a sociedade moderna cada vez mais dependente de seu fornecimento e mais suscetível às falhas do sistema elétrico. Esta dependência dos usuários vem se traduzindo em exigências pormelhor qualidade de serviço e do produto.
Promover o desenvolvimento econômico, preservar a sua diversidade biológica e garantir o suprimento energético são alguns dos desafios da sociedade brasileira.2.1 Geração e Transmissão de Energia no Brasil.

Dentre as fontes primárias (petróleo, gás natural, carvão mineral, minério de urânio, lenha e outros) e secundárias de energia (óleo combustível...
tracking img