Slide Shantala 1

851 palavras 4 páginas
Shantala

Faculdade Dom Pedro II
 Ana Paula Rodrigues1
 Ingrid Louise1
 Jéssica Saldanha1
 Liliane Rodrigues1
 Livia Cardoso1
 Monique Blumetti1
 Thainar Reis1
 Ana Carolina2
¹- Graduandos em bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Dom Pedro II
²- Docente da Faculdade do Pedro II; Disciplina Recursos Terapêuticos Manuais II

Shantala
 A massagem é indiana e

cada vez mais faz parte da rotina de cuidados de pais e bebês. A técnica é milenar e foi descoberta na década 70 pelo médico obstetra Frédérick Leboyer que numa viagem a Índia viu uma mulher massageando seu bebê, algo tão natural para ela, mas não para Leboyer que registrou esse momento de cumplicidade entre mãe e filho.. Introdução
A técnica consiste em massagear a criança nua sobre as pernas da mãe, que deve estar sentada no chão mas não em contato direto com o solo. É uma seqüência de movimentos , deslizamento feitos através das mãos. Para realizar as massagens é necessária que a mãe esteja numa posição confortável , com as costas direitas, ombros relaxados e pernas esticadas. Os movimentos são feitos de dentro para fora do centro para as extremidades, ou de baixo para cima. É essencial que as duas mãos estejam relaxadas, devem estar livres de qualquer tensão, só assim irão trabalho em harmonia, é executada num ritmo lento, constante e firme. Começa-se pelo lado esquerdo e termina-se pelo lado direito, segundo a medicina oriental este é o sentido da energia no corpo humano.

Aspecto Importante
Durante as massagens é necessário:
 Usar somente óleos naturais como por exemplo: óleo de amêndoas ou de camomila; Fundo musical suave e uma iluminação mais branda para manter o ambiente aconchegante. O ambiente deve ser aquecido com uma temperatura agradável, pois o bebê não deve sentir frio.
É aconselhável que seja realizada diariamente de manhã, poderá ser repetida á tarde antes do sono.
A criança deve estar em jejum e caso esteja com febre, constipada, com a pele sensível ou com sono esta deve

Relacionados

  • administração
    53088 palavras | 213 páginas
  • humaniza sus
    162328 palavras | 650 páginas