SLIDE Bullyng Finalizado

1410 palavras 6 páginas
A Origem do Termo

O que é?

Como identificar? De que forma aconteceu? Onde ocorreu? Quais as formas? O QUE É?
Pinheiro e Williams (2009) e Pereira (2008) definem o bullying como sendo forma de intimidar e agredir de forma física e/ou psicologicamente, repetidamente e por um determinado período de tempo.
A ORIGEM DO TERMO
Palavra de origem inglesa, do inglês bully ou valentão, adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar outra pessoa e colocá-la sob tensão.

COMO IDENTIFICAR ?
Observando a intencionalidade de fazer mal e a persistência de uma prática que a vítima é sujeita.
Representadas por comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos contra uma mesma vítima. DE QUE FORMA ACONTECE ?
Ações de magoar e ferir outra pessoa que seja vítima ou alvo de comportamentos e de atos agressivos, como: bater, empurrar, tirar dinheiro, chantagear, fazer ameaças, atribuir apelidos que sejam pejorativos, humilhar, chamar por nomes de
(xingamentos), excluir, rejeitar e ignorar etc.

ONDE OCORRE?
Pode ocorrer em vários contextos sociais: Nas escolas, nas famílias, em locais de trabalho, nos asilos, dentro das prisões e nas mais diversas situações interpessoais, porém, o maior índice de ocorrência é dentro das instituições educacionais, ou seja, dentro das escolas.
O BULLYING É CASSIFICADO COMO:
Direto, quando as vítimas são atacadas diretamente, com apelidos, agressões físicas, ameaças, roubos, ofensas verbais ou expressões e gestos que geram mal estar aos alvos.
Indireto, quando estão ausentes, compreende atitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação aos desejos, sendo mais adotados pelas meninas.

O QUE MOTIVA O BULLYNG?
Os motivos são variados e estão relacionados as experiências de cada indivíduo que faz essa prática.
Em geral famílias desestruturadas, relações afetivas baixas, violência doméstica, crianças que passam por dificuldades e mazelas são fontes mais comuns de autorias de bullyng.

CYBER-BULLYING
Uso da

Relacionados

  • Estagio obrigatorio
    5568 palavras | 23 páginas
  • trabalho
    7730 palavras | 31 páginas