TB SOCIOLOGIA2

322 palavras 2 páginas
Questionário!
1.“O conhecimento é uma característica essencialmente humana”. Identifique e explique a afirmação presente no livro. Quais são os argumentos e informações utilizados para defender essa tese? Explique.!
Resposta: Os gregos do século 5 a.C. acreditavam que tudo vinha dos seres míticos, ate que um
“milagre grego” fez com que eles passassem a ver o mundo do ponto de vista racional, criando a filosofia, geometria, astronomia entre outros campos ligados ao conhecimento, Mas, somente a partir do Renascimento (seculo 14-16) que a racionalidade se tornou uma forma dominante de pensar.! !

2. A sociologia é uma ciência que faz parte do grupo conhecido como “Ciências humanas”. Seu surgimento só foi possível graças ao desenvolvimento do cientificismo europeu ocorrido entre os séculos XVII, XVIII e XIX. Quais são as características do conhecimento científico citados no capítulo?! Resposta:!

!

3. Como o capítulo analisa as diferentes fases do desenvolvimento do conhecimento humano na história da humanidade? Faça uma síntese localizando as principais etapas e organize-as em uma linha do tempo.!
Resposta: !

!

4. O que foi o Renascimento e que importância apresentou para época. Faça uma ficha para o período que apresente os seguintes elementos:!
Época: século 14 a 16!
Lugares: Ocidente !
Nomes importantes (artistas, filósofos, cientistas e políticos): !

!

5. De que maneira as teorias de Thomas Morus e Nicolau Maquiavel abriram caminho para a formação do pensamento científico social ou da sociologia, que ocorreu séculos depois da morte deles?! Resposta:!

!

6. Levando em conta o texto sobre Maquiavel, aponte uma diferença entre a obra do florentino e as demais manifestações da literatura da época.!
Resposta: !

!

7. Procure em livros, jornais, revistas e sítios na internet material a respeito de Johannes
Gutemberg, da invenção dos tipos móveis e de suas consequências para o desenvolvimento do conhecimento e da circulação da informação. Elabore um pequeno texto

Relacionados