sldagem

376 palavras 2 páginas
BRASGEM - PROCEDIMENTOS OPERATÓRIOS A brasagem é um processo térmico utilizado para união de diversos componentes e peças.
Diferente da soldagem, nesse processo o material de adição é diferente do material de base, com ponto de fusão mais baixo. Com isso, é possível unir peças de metais diferentes que, de outra forma, seriam incompatíveis. Como a temperatura de fusão do material de base não é atingida, ocorre a fusão apenas do metal de adição empregado, preenchendo as junções por efeito capilar. As formas comerciais mais comuns do material de adição são arames, varetas, chapas, fitas, barras, pós, pastas ou ainda peças já conformadas. Normalmente são utilizados fornos contínuos, com temperaturas que variam de 450° C a 1250° C, dependendo do material de base. A escolha deste forno garante a alta produtividade e a repetibilidade da qualidade. Além disso, também é possível unir diversos pontos simultaneamente, em menores prazos (quando comparado a processos similares, como soldas
MIG), com menos custos. Os principais materiais de base em que se utiliza a brasagem são aços carbono, inoxidáveis, fundidos, metais não ferrosos, como alumínio latão e bronze, e cerâmicos como nitretos e grafites.
Soldadura e Brasagem de Tubos de Cobre e Acessórios Soldadura e Brasagem
Aparentemente, a soldadura e a brasagem são operações simples de praticar. No entanto, a omissão ou aplicação incorrecta de uma das fases do processo poderá distinguir uma soldadura bem feita duma falha.
Em qualquer dos processos, soldadura ou brasagem, a sequência básica dos procedimentos é a mesma, estando a diferença nos desoxidantes (substâncias de limpeza - decapantes) utilizados, no metal de adição seleccionado e na qualidade e quantidade de calor aplicada.
Procedimentos sequenciais para, de uma forma consistente, executar soldadura e brasagem de qualidade: 1. Medição e corte
2. Rebarba interna e externa
3. Limpeza
4. Aplicação

Relacionados

  • Sldagem
    2626 palavras | 11 páginas