perdadetempo

1823 palavras 8 páginas
O educador infantil: sua prática na acolhida
A criança, especialmente na etapa da educação infantil, vem para escola com ânsia pela descoberta, pelo conhecimento do novo, do diferente, transbordando de curiosidades, dúvidas, com necessidade de tocar, sentir, ouvir, falar, dançar, extrapolar enfim suas emoções e sentimentos.
O papel do educador deverá ser o de estimular e orientar suas vivências e experiências, socializando-as, organizar momentos de aprendizagem que articulem aspectos afetivos, sociais e cognitivos, integrando de forma dinâmica o cuidar e o educar, eixos centrais do processo educacional desenvolvido na educação infantil.
Considerar a criança como alguém que constrói conhecimento é o primeiro passo para uma educação que liberta e recria e para o reconhecimento do professor enquanto mediador e não detentor do conhecimento. Sobre este aspecto, Freire (1986, p. 46), comenta que:
A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores com os alunos devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Este é, para mim, o primeiro teste da educação libertadora: que tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos do ato de conhecer.
Cada criança traz consigo uma história de vida contextualizada num determinado espaço social, cultural e econômico. Elas não vêm para a escola despidas de conceituações, pelo contrário, possuem definições e prédefinições sobre vários assuntos e temáticas que já fazem parte da sua realidade.
Dar início a uma atividade educativa requer, em primeira instância, a socialização de saberes, a troca de experiências e de idéias, a valorização da palavra do outro. Neste instante é que entra em cena o papel do professor enquanto questionador, assumindo a responsabilidade de dinamizar e fazer com que as crianças sintam-se à vontade para expor suas falas, suas opiniões e conhecer realidades diferentes daquelas com as quais convive.
É primordial que o professor, bem como todos os

Relacionados

  • Projeto de Segurança em redes com DMZ
    575 palavras | 3 páginas