skkdkd

3029 palavras 13 páginas
Planejamento anual do 6º ano

Disciplina: Educação Física

Justificativa:

O exercício físico sendo praticado na escola é uma prática pedagógica indispensável para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. É pelo movimento que a criança vivencia novas experiências, desenvolve suas habilidades motoras que podem ajudar na aprendizagem, na criatividade e na socialização (FRANCO, 2002).

A educação física escolar não deve ser considerada isoladamente como simplesmente uma disciplina que trabalha com o movimento corporal, mas sim para interagir com todas as outras, fazendo com que o ser humano deixe o corpo e a mente em sintonia.

As aulas de educação física têm o propósito de levar o aluno a se interagir com os colegas, saber respeitar e conhecer seus próprios limites. Através das atividades lúdicas a criança aprimora de forma prazerosa várias habilidades, como a coordenação motora, lateralidade, noções de espaço temporal.

Objetivo Geral:

A educação física tem o objetivo de desenvolver o lúdico na criança, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, artes visuais, música, jogos de raciocínio, com afim de despertar a criatividade, e recuperar danos causados por queima de etapas importantes na educação infantil. As aulas de educação física tem o propósito de desenvolver o campo psicomotor, proporcionando atividades que envolvem a área motora, o esquema corporal, equilíbrio, entre outros. De acordo com Freire (1992) na escola é fundamental trabalhar com os jogos cooperativos, pois eles criam oportunidades para o aprendizado, eliminadas o sentimento de fracasso e medo, fazendo que todos sejam vencedores.

Objetivos Específicos de acordo com as capacidades:

Desenvolver a coordenação motora;
Aprimorar noções de espaço temporal;
Desenvolver o equilíbrio e lateralidade;
Proporcionar a higiene física e mental;
Levar a criança a uma melhor

Relacionados