tatatete

6257 palavras 26 páginas
INTRODUÇÃO

O Fogo tanto é útil, como destruidor. Sob controle presta grandes serviços, desde o simples fogão doméstico até as forjas, fornalhas e tantas outras operações industriais. Descontrolado, isto é, quando chamamos de incêndio, causa prejuízos e as vezes grandes sinistros envolvendo mesmo visas humanas. Exemplos fatais, como os acontecidos em Chicago (1871), Texas City (1947) e os sinistros, por nos tão conhecidos, ocorridos nos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974) deixaram marcados os momentos dramáticos a que estas comunidades estiveram envolvidas. Inúmeras foram as perdas humanas e materiais que resultaram no balanço final destas tragédias.
Fatos como este provam a necessidade de se encarar a Prevenção e Combate a Incêndios como uma necessidade primordial, para que se possa desempenhar qualquer atividade de maneira segura. Procuraremos, portanto, através destas informações, conscientizá-lo da necessidade de uma mentalidade prevencionista e DOS meios utilizados para combate a incêndios dentro da indústria, no seu lar ou em qualquer lugar que você se encontre. Lembre-se que durante um incêndio, a sua atuação correta e segura, poderá salvar sua vida e a de seu companheiro.

1. INCÊNDIO

Para facilitar essa seleção, os incêndios foram classificados basicamente em 3 classes:

Como classe A, entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc.

Como classe B, os incêndios em líquidos e gases, que queimam na superfície e não deixam resíduos, tais como a o GLP (gás de cozinha), a gasolina, o álcool, o querosene, etc.

Como classe C, os incêndios em que esteja presente a energia elétrica, normalmente em aparelhos elétricos “energizados”. Esse tipo de incêndio exige que o agente extintor não conduza a corrente elétrica.
Como classe D – Fogo em metais pirofóricos, tais como: magnésio, titânio e zircônio. Esses metais queimam mais

Relacionados