Skinner e a teoria do bahiviorismo

2127 palavras 9 páginas
Burrhus Frederic Skinner, eminente psicólogo contemporâneo nascido nos Estados Unidos em 1904. Em 1932, B. F. Skinner, da Universidade de Harvard relatou uma de suas observações, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho que depois de passar por modificações é hoje muito conhecido e utilizado nos laboratórios de psicologia, chamado como Caixa de Skinner. Influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o comportamento operante, desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem. Esses estudos levaram-no a criar os métodos de ensino programado que podem ser aplicados sem a intervenção direta do professor, através de livros, apostilas ou mesmo máquinas.

Comportamento operante
Os operantes são ações iniciadas ou respostas voluntárias, controladas pelo sistema nervoso central. Apesar de parecer, os operantes não são espontâneos, sendo altamente influenciados pelo meio.
O condicionamento operante depende dos efeitos que o seguem, para aumentar ou diminuir a probabilidade, ocorrendo por consequência a mudança da frequência relativa de ocorrência do comportamento. Resultados agradáveis tendem a aumentar a freqüência sob circunstâncias semelhantes.
Como pioneiros do condicionamento operante encontramos Edward Thomdike e B. F. Skinner. Skinner foi o pesquisador que mais contribuiu para o condicionamento operante como o conhecemos. Ele ficou famoso pela sua visão behaviorista, onde considerava que a psicologia deveria se prender somente a fatos observáveis. Skinner desenvolveu pesquisas com ratos e pombos onde, para cada acerto apresentado pelo animal havia a gratificação (reforço) de um pouco de comida. Skinner defendia a tese de que os ambientes simples com animais simples eram necessários para controlar melhor as variáveis e assim se permitir descobrir as leis do condicionamento operante, o que hoje se chama de Skinner Box ou caixa de Skinner. Graças a

Relacionados