Skinheads

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VICTOR AUGUSTO LOPES






A TRIBO URBANA E SUBCULTURA SKINHEAD:
A PRESENÇA DA IDEOLOGIA E DAS ESTRATÉGIAS NA SOCIEDADE








Escola Estadual Esmeraldo Soares Tarquínio deCampos Filho
Trabalho de Sociologia do Segundo Ano do Ensino Médio
São Vicente, 2013


RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo da subcultura e da ideologia Skinhead, seu histórico, característicase também as peculiaridades no Brasil. Abrange também uma análise sobre movimento social, tribo urbana e uma interpretação da subcultura Skinhead com base nestes conceitos.

Posteriormente, fez-seum estudo sobre marcas, como são construídas e seu papel na transformação da subcultura. A partir desse ponto, partiu-se para uma pesquisa de campo, abordando algumas marcas voltadas ao segmento hiphop. Nesta pesquisa empregou-se metodologia qualitativa com entrevistas semi-abertas. Foram entrevistados representantes de 4 marcas e de um veículo de comunicação. Após analisar o resultado destapesquisa, procurou-se verificar como as marcas se relacionam com as dimensões ideológica e mercadológica.

As principais conclusões a que se chegou são que o hip hop pode ser interpretado tanto comomovimento social quanto como tribo urbana e que as marcas alternativas pautam-se por uma ideologia de resistência, de contracultura e pode contribuir para a construção, propagação ou afirmação de ummovimento social, ao mesmo tempo em que podem servir de referência a tribos urbanas e também a outras marcas que precisam criar uma identidade, um sentido.

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO.....................................................

INTRODUÇÃO
A ideia de trabalhar com essa temática surgiu com a leitura de uma matéria em específica no portal de notícias G1, tal fora publicada em 13 de agostode 2013, Paraná. No portal, o artigo intitulado ‘’Jovem punk é morto por skinheads na região central de Curitiba’’, chamou-me a atenção por tratar-se de um artigo jurídico sobre uma violência...
tracking img