skaoksoakp

1317 palavras 6 páginas
Conceitos e importância da filosofia

A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber; por isso, o patrono da Filosofia, o grego Sócrates, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosófica é dizer: “Sei que nada sei”. Para o discípulo de Sócrates, o filósofo grego Platão, a Filosofia começa com a admiração; já o discípulo de Platão, o filósofo Aristóteles, acreditava que a Filosofia começa com o espanto.
(Livro: convite a filosofia de Marilena Chauí)
Filosofia também é a não certeza de um tudo, e sim sempre a dúvida e indagação sobre qualquer fato, questionar, procurar e tentar entender de uma forma individual da qual você não impõe ao outro, pois o entendimento de cada um é meramente individual, as pessoas entendem de formas distintas aquilo que lhes interessam, por isso a afirmação de Sócrates: “Sei que nada sei e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”.
A mim está citação significa a humildade de seus conhecimentos, e a sabedoria de compreender que seu saber não é maior que o saber do outro.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre à procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos.
E ela nos desafia a despertar nosso espírito crítico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida e dos extremos da natureza humana como a vida e morte.
Ética e moral
Ética, Liberdade e Responsabilidade.
Pensando nos meios de comunicação, em sentido amplo, somos lançados de volta aos dois

Relacionados