Siza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"The Serralves Museum is superb without heroics, dazzling with a supple curve to the auditorium roof, a projecting shadow-casting fin, a window strip inserted just so, a perfect rail, stone and tile finishes impeccably applied."
Michael Sorkin

Índice

Índice 3
Introdução 4
Álvaro Siza Vieira 5
Biografia 5
Prémios e distinções 6
Fundação Serralves 7
Museu de Arte Contemporânea7
Missão 7
História 7
Projecto museológico e colecção 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Anexos 11
Índice de Imagens 12

Introdução

Na sequência do trabalho proposto pelo professor Ricardo Silva, no âmbito da cadeira de História da Arte, surgiu este trabalho.
Este trabalho tem por objectivo a realização de um estudo sobre a vida e obra do arquitecto Álvaro Siza Vieira. Para umamelhor caracterização da obra deste autor realizei um estudo mais aprofundado do Museu de Arte Contemporânea na Fundação Serralves.

Álvaro Siza Vieira

Biografia

Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira (anexo um) nasceu em Matosinhos, a 25 de Junho de 1933.
Desde cedo que começou a desenhar e era notória a sua aptidão.
Em 1949 iniciou o seu percurso académico que se estendeu até 1955, naFaculdade de Belas-Artes do Porto. Neste mesmo ano (1955) começou a trabalhar com o arquitecto Fernando Távora (anexo dois), parceria que se manteve durante três anos. Apesar de o arranque da sua carreira ter sido em 1954, quando projectou cerca de quatro moradias em Matosinhos. Já nessa altura não era perceptível por fora a importância que a luz tem no interior. Em 1958, projecta a Casa de Chá Boa Nova(anexo três) em Leça da Palmeira, que se tornou um marco na arquitectura portuguesa. Esta é uma obra que mostra bem como Frank Lloyd Wright (anexo quatro) influenciou a obra de Siza Vieira nos primeiros anos em que exerceu arquitectura, mas cedo se libertou destas influencias e iniciou a aquilo a que viria a ser reconhecido como o traçado de Siza Vieira com notórias influências de Mies van derRohe (anexo cinco).
Tornar-se-ia professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, entre 1966 e 1969, tendo, através desta, conferenciado nas mais importantes escolas. Após sete anos, afastado do ensino reingressa como professor assistente da cadeira de “Construção”. Nesta qualidade, esteve como professor visitante na escola politécnica de Lausanne, na Universidade da Pensilvânia, naEscola de Los Andes e na Universidade de Harvard.
Doutor "Honoris Causa" pela Universidade Politécnica de Valência (1992), pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (1993), pela Universidade de Palermo (1995), pela Universidade Menendez Pelayo, Santander (1995), pela Universidad Nacional de Ingeniería de Lima, Peru (1995), pela Universidade de Coimbra (1997), pela Universidade Lusíada (1999)pela Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa - Brasil (2000); pela Università degli Studi di Napoli Federico II, Polo delle Scienze e delle Tecnologie, Nápoles – Itália (2004); Pela Universidade de Arquitectura e Urbanismo de Bucareste “Ion Mincu” – Roménia (2005).
É membro da American Academy of Arts and Science e "Honorary Fellow" do Royal Institute of British Architects, do AIA/AmericanInstitute of Architects, da Académie d'Architecture de France e da European Academy of Sciences and Arts.
Apesar de ser professor, Siza Vieira nunca deixou de lado a arquitectura, brindando-nos com edifícios magníficos e surpreendentes, tanto em Portugal, alguns exemplos são a Escola Superior de Educação (anexo seis), a Biblioteca da universidade de Aveiro (anexo sete), o Pavilhão de Portugal(anexo oito) para a Expo’98, como no estrangeiro, caso do Centro de Arte Contemporânea da Galiza (anexo nove), a Faculdade de Ciências da Comunicação (anexo dez), em Santiago Compostela e o Museu de Arte Donna Regina (anexo onze) em Nápoles, entre tantos outros.
Toda esta experiencia tornou-o num dos maiores e mais reconhecidos arquitectos portugueses.

Prémios e distinções

A sua obra é...
tracking img