Situacao geografica do waco kungo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Caracterização Geográfica
II-SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

A região da Cela situa-se na Província do Kuanza-Sul, entre os paralelos 10º 45’ e 11º 40’ de latitude Sul e os meridianos 14º 45’ e 11º de longitude Este, na zona de transição entre as regiões cafeícolas do Libolo, Amboím, Uku-Seles e o planalto Central, com uma superfície de 5.525 Quilómetros quadrados.

LIMITES

Norte: Município daKibala
Sul: Município de Kassongue
Leste: Município do Bailundo (Huambo) e Andulo (Bié).
Oeste: Município do Ebo e Seles.

PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO
A região da Cela é atravessada por um dos mais importantes eixos rodoviários do País, a estrada Nacional nº 120, que liga Luanda ao Huambo e que constitui uma excelente via de escoamento da produção da zona.

SECUNDÁRIAS
São cerca de 175Kms, nototal, sendo a partir da Cidade do Waku-Kungo para:
Sede Comunal da Sanga 75Kms.
Limites com o Município do Seles 40 km.
Limites com o Município do Ebo 15 km (morro do Tongo – Centro Social do Tongo).
Limites com o Município do Ebo 45Kms (Cidade do Waku-Kungo / Umbi da Futa).

TERCEÁRIAS
Mais de 1.200 km de vias de acesso a povoações, libatas e zonas Agro-Pecuárias importantes.

Situação,limites e características gerais

A zona agrícola 17 ocupa no território Angolano uma posição sensivelmente centro –nordeste, tendo como limites a norte e a leste, o curso do rio kuanza, a sul a linha considerada limítrofe do planalto central e, a oeste a zona do Libolo-Amboim.contitui sob o ponto de vista edafo- ecológico e fisiografico, com uma larga faixa de transição da região planaltica1.2.- Hidrografia

Na região da Cela, do ponto de vista hidrográfico, existe uma rede abundante de cursos de água, devendo apontar-se os da bacia hidrográfica do Nhia a Norte e a do Queve a Sul, sendo este último o mais extenso e caudaloso, decerto o curso de água mais generoso de Angola pelas possibilidades que confere quanto ao seu valor energético a aproveitar, fazendo dele a verdadeiraaspiração e anseio de todo Kwanza Sul e da Cela em particular e constituindo alavanca de progresso que a sua morfologia dele faz, a «verdadeira miniatura» de Angola, sendo assim considerado como extraordinária e potencial riqueza para a região da Cela.

Além destes, refere-se ainda o rio Kussoi, pela sua importância no povoamento, estando ligado a vida dos primeiros aldeamentos.

Um elevado número deribeiros de caudal apreciável nos oito meses da época das chuvas, completam as disponibilidades hídricas da região.

RELEVO

O Relevo não se encontra estabilizado, variando a altitude de 1200 metros nas terras baixas dos vales, passando por 1300 a 1400 metros nos planaltos intermédios, atinge 2100 metros em alguns pontos isolados. São frequentes e por vezes extensas, as baixas alagadas nasmargens dos rios. É partindo destas depressões, por encostas mais ou menos suáveis, que se entra em planícies de extensões variáveis, com afloramentos graníticos e morros isolados.

SOLOS

O Município da Cela é uma zona com larga predominância de solos ferralíticos, associados aos solos paraferralíticos, surgindo estes, nas zonas de relevo mais movimentadas e, de modo particular nos sopés dosmorros.

São solos derivados de granitos, granodioritos e quartsodioritos no precâmbico. Nas frequentes baixas aplanadas onde os rios começam a desenhar meandros, há uma tendência para a formação de solos orgânicos.

Os solos da rocha mãe subadjacente, inclui-se, para a grande maioria dos matérias englobados no complexo cristalino granítico- gnáissico manifesta uma identidade, sobretudo no querespeita a constituição mineralógica. as diferenças que se verificam são devidas a proporção dos elementos minerais constituintes e ao seu diferente arranjo na massa rochosa.
Face a esta característica comum, e relativamente as manchas correspondentes ao complexo base e as rochas eruptivas antigas, manifesta-se a identidade dos solos, mais evidente no que se refere a textura, com manifesta da...
tracking img