situa o atual produ o de biocombust veis

12587 palavras 51 páginas
Análise da situação da produção de etanol e biodiesel no Brasil
Gerd Kohlhepp
Introdução

D

esde os primórdios da época colonial no Brasil, a economia brasileira foi

caracterizada por ciclos econômicos de determinados produtos, como: pau-brasil, plantações de cana-de-açúcar, mineração de ouro, o boom do café (após a independência até a sua queda nos anos 1970) e a extração da borracha natural, somente no tempo da virada do século XIX para o XX.
Nos últimos 30 anos e no âmbito da modernização conservadora, a agricultura e o espaço rural passaram por mudanças estruturais básicas e economicamente bem-sucedidas embora problemáticas nos setores social e ecológico (Kohlhepp,
2003b). Os seguintes componentes reforçaram a discrepância entre fazendas com monoculturas e cash crops para exportação e minifúndios – cada vez mais marginalizados, orientados para a subsistência e o mercado interno que se dedicam principalmente ao plantio de alimentos básicos: aumento considerável das áreas cultivadas, mecanização das fazendas, sementes geneticamente modificadas e high yielding varieties, intensificação do uso de agroquímicos, enorme aumento da produtividade e modernização do processo de comercialização. As tensões sociais no espaço rural aumentaram drasticamente nos últimos anos, fazendo aumentar a violência dos atores nos conflitos rurais.
A intensa orientação para a exportação de produtos agrários como a soja, o açúcar e a laranja – como tradicionalmente o café – fez que o Brasil fosse um dos principais países exportadores de produtos agrícolas dentro da economia mundial globalizada. Desde 2006, o Brasil também assumiu a liderança nas exportações de carne e aves. Empresários com grandes capitais e concentração de propriedades estão envolvidos na rede do agrobusiness internacional e são as novas figuras-chave dos novos modelos do desenvolvimento agrário. O plantio da soja, especialmente, vive um “cortejo triunfal” até os dias de hoje.
Desde, porém, um passado recente, a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas