Sitema publico de saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


1 INTRODUÇÃO
O Brasil enfrenta um grave problema, com relação ao sistema público de saúde, em que a população mais necessitada não possui o apoio necessário para cuidar da saúde. Sendo assim, obrigadas a enfrentar uma lista de espera assustadora e que na maioria das vezes, o paciente é vencido pelo cansaço debusca por atendimento imediato.
No entanto, a saúde pública do país é um fator intrigante, para muitas pessoas, pois o egoísmo está presente na vida humana e a humildade, é algo raro nos tempos modernos.
Desde muito tempo, o conceito básico de universalização do SUS (Serviço Único de Saúde) não é respeitado, o que gera desigualdades sociais, que o governo ao invés de tomar as devidasprovidências, simplesmente mascara essa realidade, mesmo sabendo que o Brasil está longe de ser um país igualitariamente desenvolvido.



2 DESENVOLVIMENTO
A população permanece inalterada diante da saúde pública brasileira, pois começou com a insatisfação e descontentamentos de pessoas de várias raças, em que a desigualdade começou a se regenerar por muito tempo, e está ganhando força total no novomilênio.
Preocupados em “investir” na saúde das pessoas, os governantes buscaram priorizar um sistema de saúde no quais todos tivessem acesso, tornando-se descentralizado e regionalizado. Tinham como objetivo promover ações e serviços á saúde que atendessem as necessidades da população, dessa forma monitorar os problemas que ocorriam pela condição de vida inadequada, pois teriam uma vida amoldada parase ter saúde e bem estar.
Diante dos projetos, a sociedade passou por transformações em ocorrência da nova Constituição Federal em 1988 na qual foi reconhecido o direito da população á saúde e que é dever do Estado garantir este direito, criando-se o SUS (Sistema Único de Saúde) que foi regulamentado em 1990.
No entanto, é um sistema público que visa o interesse coletivo independente de raça,ou seja, todos têm direito a atendimento, tornando-se uma política de estado, em que o governo queria agradar a sociedade em troca de poder aquisitivo.
Contudo, era uma forma de definição da saúde e aos poucos diante das dificuldades foi estabelecendo-se um projeto publico de Inclusão Social do Brasil, porém pelo fato de faltar incentivos junto á população, os mais necessitados sofrem, pois um bemque antigamente era aposta de um futuro melhor para o país, retrocedeu todas as expectativas.
Causando uma série de problemas, pois a aplicabilidade dessa lei permaneceu intacta, e os fatores negativos na sociedade tornaram-se reais na nova era. Em que, a camada mais pobre da população, era socorrida por dependência de obras assistenciais e casas de misericórdias e o Estado atuava de formauniversal apenas nas campanhas de vacinação e controle de endemias.
Portanto, o contexto da saúde pública passou por modificações que até então, não foram satisfatórias e o conceito de universalização, transformou-se em políticas excludente da sociedade.


O sistema público de saúde apresenta atualmente muita confusão inconsciente ou premeditada tem sido realizada emrelação ao SUS.
Sendo direcionada a uma situação caótica em que vive o setor saúde neste momento, leva a que muitas pessoas ou até mesmo autoridades atribuam isto ao sistema.
No entanto, o cenário atual do sistema são aumentos significativos da demanda, de desemprego e baixos salários, miséria, etc. gerando mais doenças e agravando ainda mais a situação lastimável a qual se encontra a saúde pública.Entretanto o encarecimento da assistência e a incorporação desordenada de equipamentos, medicamentos e especialização precoce dos profissionais da saúde, dessa forma os investimentos financeiros são mínimos, o governo dedica menos de um por cento de seu orçamento fiscal, ainda que fique claro que na Constituição que em cada esfera o governo deverá propiciar recursos para sustentar o orçamento...
tracking img