Sistemas estruturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS ESTRUTURAIS – 08/03/2012
INTRODUÇÃO
A FUNÇÃO DA ESTRUTURA É FORNECER UM CAMINHO SEGURO PARA AS CARGAS DA SUPERFICIE PARA A INFRAESTRUTURA, PARA TANTO É PRECISO PLANEJAR, PROJETAR E CONSTRUIR.
PLANEJAR
É SELECIONAR O ESQUEMA ESTRUTURAL MAIS CONVENIENTE, E DEFINIR SEU ARRANJO GERAL, ESTIMAR DIMENSÕES COM BASE EM CRITÉRIOS DE SEGURANÇA, ECONOMIA, FUNCIONALIDADE E ESTETICA.
PROJETAR
ÉFAZER A DETERMINAÇÃO DOS ESFORÇOS SOLICITANTES, A DEFINIÇÃO PRECISA DAS DIMENSÕES E A IDEALIZAÇÃO DE SUAS CONEXÕES E VINCULOS.
CONSTRUIR
MATERIALIZAR O QUE FOI PROJETADO.
OS PRINCIPAIS REQUISITOS DA ESTRUTURA SÃO:
* SEGURANÇA
* DURABILIDADE
* ECONOMIA
* FUNCIONALIDADE
* ESTETICA
A ESTRUTURA DEVE RESISTIR AO VENTO, DESCARGAS ATMOSFERICAS, TERREMOTOS, INCÊNDIOS E TER UMVALOR RAZOAVEL DE CUSTO DE MÃO – DE –OBRA E MATERIAIS.
NA ANTIGUIDADE, A ESTETICA DETERMINAVA A ESTRUTURA, COM ISSO, ALGUNS MATERIAIS FORAM INCORRETAMENTE UTILIZADOS. HOJE, SABE – SE QUE A CORRETA UTILIZAÇÃO DA ESTRUTURA É IMPORTANTE PARA A OBTENÇÃO DE SATISFAÇÃO ESTETICA.
“O CONHECIMENTO DA ESTRUTURA PELOS ARQUITETOS É DESEJÁVEL, E UMA ESTRUTURA CORRETA SÓ PODE CONTRIBUIR PARA A BELEZA DAARQUITETURA.” (MARIO SALVADORI)
A ESTRUTURA DAS CONSTRUÇÕES ÉCOMPOSTA POR VARIOS MATERIAIS ADEQUADAMENTE DISPOSTOS E SOLIDARIZADOS. EXISTEM VARIAS OPÇÕES DE SISTEMAS ESTRUTURAIS APARA EDIFICIOS NO CASO DA UTILIZAÇÃO DO CONCRETO ARMADO, A MAIORIA DELAS SE COMPÔE DE LAJES, VIGAS, PILARES E PAREDES ESTRUTURAIS.
ESSES SISTEMAS POSSUEM VARIAÇÕES, CONFORME SE AUMENTA A ALTURA DOS EDIFICIOS, PODENDO INCLUSIVEAGREGAR ELEMENTOS DE AÇO OU ELEMENTOS MISTOS AÇO – CONCRETO.
DENTRE AS POSSIBILIDADES ESTÃO A UTILIZAÇÃO DE LAJES DE CONCRETO ARMADO OU MISTAS, VIGAS E PILARE S EM CONCRETO ARMADO, MISTOS OU EM AÇO.
NAS FIGURAS SEGUINTES ESTÃO COLOCADOS ALGUNS ARRANJOS POSSIVEIS DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS PERMITINDO QUE SE TENHA UMA VISÃO GERAL DO QUE HOJE É FEITO NO BRASIL E NO MUNDO. (ENCONTRA – SE NO ARQUIVOESTRUTURA 3.DWG)
COMO SE PODE VER, OS EDIFICIOS USUAIS UTILIZAM CONCRETO ARMADO, PERFIS METALICOS, ALVENARIAS, ESQUADRIAS, REVESTIMENTOS, TELHADO E ETC, COMBINADOS DAS MAIS DIVERSAS MANEIRAS DE MODO A ATENDER A DEMANDAS ESPECIFICAS.
SISTEMAS ESTRUTURAIS – 15/03/2012
REQUISITOS FUNDAMENTAIS:
* DURABILIDADE
* SEGURANÇA
* FUNCIONALIDADE
* ECONOMIA
* ESTETICA
MATERIAIS DIVERSOS* CONCRETO ARMADO
* AGREGADO GRAUDO – BRITA
* AGREGADO MIUDO – AREIA
* CIMENTO
* ÁGUA
* AÇO – TRAÇÃO
* CONCRETO - COMPRESSÃO
DIMENSIONAMENTOS BEM RESOLVIDOS, PELO MENOS PARA OS CASOS USUAIS, ESTUDANDO, COM MODELOS DE DIMENSIONAMENTO BEM RESOLVIDOS.
EXEMPLO DE LAJES
AS LAJES PODEM SER MACIÇAS (COM VIGAS), NERVURADAS (PARA VÃOS MAIORES), PLANAS (SEM VIGAS), OUPAINEIS PRE – FABRICADOS. MANTER UMIDA A LAJE POR SETE DIAS APÓS A CONCRETAGEM. SÓ PODERÁ SER DESFORMADA A LAJE APÓS VINTE UM DIAS DA CONCRETAGEM.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE FUNDAÇÃO
1. FUNDAÇÕES DIRETAS RASAS E PROFUNDAS: SÃO AQUELES ELEMENTOS QUE FAZEM A TRANSFERENCIA DAS AÇÕES ORIUNDAS DA SUPERESTRUTURA PARA O SOLO DE APOIO. PODEM SER DE VARIOS TIPOS, SEMPRE EM FUNÇÃO DAS CARACTERISTICAS DO SOLO.OS TIPOS MAIS COMUNS SÃO OS BLOCOS SOBRE ESTACAS, AS SAPATAS DE FUNDAÇÃO DIRETA E OS TUBULÕES. CADA UM DESSES TIPOS PODE AINDA TER VARIOS ARRANJOS, COM DIFERENTES FORMAS E CAPACIDADES DE CARGA.
BLOCO SOBRE ESTACAS

SAPATA

SAPATA CORRIDA

2. ELEMENTOS ESTRUTURAIS COMPLEMEMENTARES: SÃO AQUELES QUE FAZEM PARTE DA CONSTRUÇÃO, MAS NÃO SÃO PARTE INTEGRANTE DO ESQUELETO ESTRUTURAL.COMPREENDEM TODOS OS OUTROS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA CONSTRUÇÃO, E POSSUEM TIPOLOGIAS VARIADAS E FUNÇÕES ESPECIFICAS DENTRO DO EDIFICIO. PODEM TER DIFERENTES GEOMETRIAS E ESQUEMAS ESTATICOS, MAS EM GERAL RESULTAM DA COMBINAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS BASICOS. SÃO CONSIDERADOS ELEMENTOS ESPECIAIS, CASCAS, FOLHAS E PAREDES. PODEM SER PARTE DAS CONSTRUÇÕES, OU PODEM AINDA SE CONSTRUIR EM EDIFICAÇÕES...
tracking img