Sistemas especialistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aglis Roberta Alves da Fonseca Silva 0402006 - 8º Semestre

SISTEMA ESPECIALISTA PARA DIAGNOSTICO DO TRANSTORNO DISMORFICO CORPORAL

Jaguariúna 2007
1

Aglis Roberta Alves da Fonseca Silva 0402006 - 8º Semestre

SISTEMA ESPECIALISTA PARA DIAGNOSTICO DO TRANSTORNO DISMORFICO CORPORAL

Monografia apresentada à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Ciência da Computaçãoda Faculdade de Jaguariúna, sob a orientação do Prof. Silvio Petroli Neto e coorientação da Prof.ª Kátia Perez Ramos, como exigência parcial para conclusão do curso de graduação.

Jaguariúna 2007

2

SILVA, Aglis Roberta Alves da Fonseca. Sistemas Especialistas para Diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal. 2007. Monografia defendida e aprovada na FAJ em
14 de dezembro de 2007 pelabanca examinadora constituída pelos professores:

Prof. Silvio Petroli Neto FAJ – orientador

Prof. Peter Jandl Jr. FAJ

Prof. Fernando Zanchetta FAJ

3

À Deus, sempre. Aos meus pais, pelo amor incondicional, e ao Prof. Silvio Petroli Neto pelo apoio, imensa consideração, orientação, pela infinita paciência e, principalmente, por estar sempre disposto a ajudar.

4

AGRADECIMENTOSAgradeço a todos que de alguma forma contribuíram não somente para com a realização desta Monografia, mas também contribuíram para meu crescimento intelectual e pessoal durante os anos de graduação. Agradeço aos professores, que dispuseram de tempo para dedicarem-se ao desenvolvimento de seus alunos, e aos colegas que me acompanharam. Particularmente, agradeço; • Ao Prof. Silvio Petroli Neto,mais uma vez, pela paciência, orientação e apoio. Registro aqui toda minha admiração e respeito por seu trabalho e conduta. Principalmente, agradeço por jamais desistir do meu sucesso; • Ao Prof. Peter Jandl Jr., pelo apoio no decorrer da graduação, pela dedicação e pela compreensão. Registro também todo o meu respeito, admiração e carinho; • À profª Kátia Perez Ramos, pela oportunidade; • Aos meuscolegas Diogo, Japonês e André, que contribuíram para a realização deste trabalho; • E, finalmente, à Gabi, Japonês, Ramon e Camilaum, amigos que ficarão sempre no coração e que garantiram nestes quatro anos um tempo de alegria, bons momentos e muitas boas lembranças.

5

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você. Mário Quintana 6 SILVA, Aglis Roberta Alves da Fonseca. Sistemas Especialistas para Diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal. 2007. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Curso de Ciência da Computação da Faculdade de Jaguariúna, Jaguariúna.

RESUMO

Os sistemas especialistas são sistemas que propõe a resolução de problemas através de uma base de conhecimento, podendo ser aplicados em diferentesáreas do conhecimento. Entre algumas vantagens, a sua utilização pode suprir a falta de especialistas humanos, bem como reunir conhecimento e experiência de vários especialistas simultaneamente, preservando e distribuindo o conhecimento estratégico. Este estudo tem por objetivo apresentar os conceitos que envolvem os sistemas especialistas, bem como desenvolver um sistema especialista para realizaro diagnóstico de um transtorno psicológico, conhecido como Transtorno Dismórfico Corporal. O desenvolvimento de um sistema capaz de diagnosticar este transtorno vem resolver um problema presente nos consultórios de cirurgiões plásticos, cujos pacientes portadores desta condição clínica têm exigido intervenções cirúrgicas na tentativa de amenizar seu suposto defeito. Palavras-Chave: DismórficoCorporal. Sistema Especialista, transtorno psicológico, Transtorno

7

SILVA, Aglis Roberta Alves da Fonseca. Expert Systems - Body Dismorfic Disorder. 2007. Monograph (Bachelor in Computer Science) – Computer Science at Faculdade de Jaguariúna, Jaguariúna.

ABSTRACT

Expert systems are systems which aim to solve problems by using a knowledge base, in which information is stored, and may...
tracking img