Sistemas especialistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo:
Sistemas Especialistas
Resumo: Este artigo tem por objetivo mostrar o conceito, funcionalidades e características principais dos sistemas especialistas. Focando principalmente em suas vantagens, citandos exemplos e realizando comparações.
.
Sistemas Especialistas
Um sistema especialista (SE) pode ser visto como uma subárea da Inteligência Artificial, desenvolvido a partir danecessidade de se processar informações não numéricas, um sistema especialista é capaz de apresentar conclusões sobre um determinado tema, desde que devidamente orientado e alimentado.
Um sistema especialista (FLORES, 2003) é uma forma de sistema baseado no conhecimento especialmente projetado para emular a especialização humana de algum domínio específico. Um SE irá possuir uma base de conhecimento (BC)formada de fatos, regras e heurísticas sobre o domínio, tal como um especialista humano faria, e devem ser capazes de oferecer sugestões e conselhos aos usuários e, também, adquirir novos conhecimentos e heurísticas com essa interação.
O objetivo do sistema especialista é bastante restrito, se considerar o objetivo dos modelos psicológicos: os SE's são concebidos para reproduzir o comportamentode especialistas humanos na resolução de problemas do mundo real, mas o domínio destes problemas é altamente restrito
A partir dessa época, vários sistemas foram desenvolvidos e resolveram diversos problemas, em diferentes domínios, como por exemplo, agricultura, química, sistemas de computadores, eletrônica, engenharia, geologia, gerenciamento de informações, direito, matemática, medicina,aplicações militares, física, controle de processos e tecnologia espacial.
Funcionalidades
Dentre as funcionalidades dos sistemas especialistas destacam-se:
Capacitar não-especialistas: os sistemas especialistas através dos conhecimentos retidos são capazes de transmitir a não especialistas da área informações importantes para se desenvolver um conhecimento sobre o assunto.
 Servir de assistente aespecialistas: uma das principais tarefas do sistema especialista é a de apoiar especialistas a decisões importantes dentro do seu contexto de atuação.
 Resolver problemas através do conhecimento: diferente de sistemas convencionais, o sistema especialista é capaz de resolver problemas com poucas definições e que não se conheça bem o domínio, necessitando um “raciocínio” para a solução, isto é,trata incertezas.
Arquitetura
Os sistemas especialistas nem sempre tem informações completas, Sendo assim, quanto mais completa e corretamente estiver representado o conhecimento, melhor será à saída do sistema.
Existem várias arquiteturas de sistemas especialistas sendo usadas. Dentre elas a mais simples de compreender e a mais difundida compõem-se de 3 elementos básicos.
A constituiçãobásica de um sistema especialista apresenta os seguintes elementos:
Arquitetura de um Sistema Especialista
 Base de Conhecimento/Regra: Base de conhecimento é um elemento permanente. É onde estão armazenadas as informações de um sistema especialistas, ou seja, os fatos e as regras. As informações armazenadas de um determinado domínio fazem do sistema um especialista neste domínio.
 Motor deInferência: Mecanismo de inferência ou motor de inferência é um elemento permanente, que pode ser inclusive ser reutilizado por vários sistemas
especialistas. É a parte responsável pela busca das regras da base de conhecimento para serem avaliadas. Basicamente o mecanismo de inferência é dividido em tarefas que são: Selecionar e Buscar, Avaliar e Procurar.
 Quadro Negro:. O quadro-negro é um lugardentro da memória do computador no qual as informações armazenadas em um sistema especialista são "afixadas" para que qualquer outro sistema especialista possa usá-lo se precisar das informações lá contidas para alcançar seus objetivos. O quadro-negro é uma estrutura que contém informações que podem ser examinadas por sistemas especialistas cooperativos. Ótima ferramenta de consultas entre...
tracking img