Sistemas especialista, sistema erp e caso de sucesso erp da tim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS SISTEMAS ESPECIALISTAS
Numa época em que as mudanças ocorrem em grande velocidade, é indispensável que as pessoas que dirigem organizações tenham ferramentas que lhes permitam ter uma velocidade de resposta igual ou maior àquela que existe à sua volta.
Os sistemas especialistas surgem como suporte ao processo de tomada de decisões, automatizando-o e permitindo como consequência, decisõesmais rápidas com melhor qualidade, vejamos a seguir a utilização de sistemas especialistas:
• Em situações de emergência em que o "stress" diminui consideravelmente a capacidade de resolução de problemas dos seres humanos. Por exemplo no caso de operadores de processo diante de alarmes.
• Em situações nas quais a velocidade de resolução de problemas é altamente importante. Por exemplo emmonitoramento em tempo real.
• Quando deseja-se padronizar ações tomadas por diferentes especialistas humanos. Por exemplo operadores de processo de diferentes turnos atuam de forma diferenciada diante de uma mesma situação, o que pode originar variações no produto final.
Quando comparado com um especialista humano, o sistema especialista tem as seguintes deficiências:
• Capacidade deaprendizagem: é natural para o ser humano mas extremamente limitada para a máquina.
• Criatividade: o ser humano é criativo diante de situações novas, isso não acontece com a máquina.
• Espectro de atuação: abrangente para o ser humano e pequeno para a máquina.
• Capacidade de interação com o mundo exterior: o ser humano apresenta uma elevada capacidade de percepção do mundo exterior através deinformação visual, auditiva, táctil e olfativa. Para a máquina toda essa capacidade é limitada.
Um sistema especialista comparado com um especialista humano apresenta vantagens tais como:
• Atuação consistente, independente de fatores circunstanciais.
• Disponibilidade total.
• Facilidade de transferência e replicação.
Por exemplo, o desenvolviemnto de um SE para treinamento de operadores,possibilita um treino uniforme e simultâneo de operadores, a qualquer horário e em qualquer lugar.

SISTEMA ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças,contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
Os ERPs em termos gerais são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todasas informações de negócios.
Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP propicia a uma corporação, sem dúvida, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos doERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real.

VANTAGENS

O ERP é capaz de manter o fluxo dos processos e consequentemente controlar as transações da empresa, como por exemplo, um pedido de compra. Desta forma, um pedido de compra cadastrado no módulo de vendas, pode disparar automaticamente a programaçãode produção no módulo de produção/fabrica, ao mesmo tempo que é gerada uma ordem de cobrança no módulo financeiro. Os resultados esperados são uma maior eficiência, menores custos e, possivelmente, um cliente mais satisfeito.
As soluções ERP ajudam a ganhar eficiência e a diminuir custos. As reduções de custos obtêm-se pela eficiência nas funções administrativas, pelo controle de estoques e...
tracking img