Sistemas erp em micro empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração

Ederson Luiz Pasin

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE, EM CAXIAS DO SUL - RS

Caxias do Sul
2011
Ederson Luiz Pasin

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL NA LOJA 35, EM CAXIAS DO SUL - RS

Professor Orientador: Antor Beltrame

Caxias do Sul
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1Apresentação do problema de pesquisa 4
1.2 Objetivos 4
1.2.1 Geral 4
1.2.2 Específicos 4
1.3 Justificativa 5
2 CONTEXTUALIZAÇÃO 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8
3.1 Tipo e método de pesquisa 8
3.2 Delimitação da população ou do objeto de estudo e amostragem 8
3.4 Técnicas de coletas dos dados 8
3.5 Técnicas de análise dos dados 8
3.6 Desenvolvimento da pesquisa 93.7 Cronograma de atividades 9
3.8 Orçamento 9
REFERÊNCIAS 11
APÊNDICES 12
ANEXOS 13

1 INTRODUÇÃO

A informação no processo de gestão é um fator determinante para obtenção do sucesso ou insucesso, não obstante também é o conjunto de características necessárias para que esse fundamental instrumento de trabalho atenda as reais necessidades dos gestores da empresa: agilidade nosatendimentos e coesão na disponibilidade de dados.
Além disso, necessita de certa precisão de informações, o que torna os processos de venda e gerenciamento de produtos mais ágeis e confiáveis. As organizações que se favorecem da obtenção de informações gerenciais exatas possuem um potencial competitivo que permite tomar decisões em tempo reduzido e maior precisão, fazendo uma melhorrelação custo-benefício. Para Mendes e Filho (2002), o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa sob uma única base de dados.
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planing) aperfeiçoa o tráfego de dados dentro da empresa, minimizando a manipulação e como conseqüência assegura uma maior confiabilidade para as informações fornecidas. Para Souzae Zwicker (2000) os sistemas de informação integrada são adquiridos na forma de pacotes comerciais, para suportar a maioria das operações da empresa, procuram atender a requisitos genéricos do maior número possível de empresas. Os sistemas podem ser adaptados conforme as necessidades da empresa, facilitando sua implantação nos diversos tamanhos e tipos de organizações.
Um software ERPé um programa de planejamento dos recursos empresarias que integram as diferentes funções da empresa para criar operações mais eficientes. A integração de dados relevantes e a comunicação entre as diversas áreas da empresa, fornecem informação detalhada sobre a mesma (Buckhout et al. 1999), e com esta diversidade de informações disponíveis fica mais claro a tomada de decisão para os gestoresgarantindo a sobrevivência da organização no atual mercado competitivo.
No presente estudo serão abordados os principais modelos de sistema integrado de gestão empresarial a fim de possibilitar a escolha de um modelo ideal para implantação do mesmo na empresa de pequeno porte, denominada Loja 35, pois a mesma atualmente não possui plataforma de gestão integrada.

Apresentação doproblema de pesquisa

A empresa objeto de estudo deste trabalho, que tem como nome fantasia Loja 35, não possui plataforma de gestão informatizada, o controle de mercadorias é realizado em anotações, estas feitas em papel. Desta forma, muitas informações acabam se perdendo devido ao extravio e perda desses documentos, deixando inconsistência nos dados sobre as mercadorias.Sendo assim, o sistema de comunicação entre os setores da empresa é efetuado de maneira informal, ou seja, não existe um controle de estoque de mercadorias, a empresa não possui um sistema de gestão empresarial onde possa automatizar e armazenar todos os dados relacionados ao negócio da mesma.
Pretendemos então, adotar um sistema de gestão informatizada para poder adequar a...
tracking img