Sistemas erp em micro empresas

Páginas: 12 (2999 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
Curso de Administração

Ederson Luiz Pasin

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE, EM CAXIAS DO SUL - RS

Caxias do Sul
2011
Ederson Luiz Pasin

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL NA LOJA 35, EM CAXIAS DO SUL - RS

Professor Orientador: Antor Beltrame

Caxias do Sul
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1Apresentação do problema de pesquisa 4
1.2 Objetivos 4
1.2.1 Geral 4
1.2.2 Específicos 4
1.3 Justificativa 5
2 CONTEXTUALIZAÇÃO 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8
3.1 Tipo e método de pesquisa 8
3.2 Delimitação da população ou do objeto de estudo e amostragem 8
3.4 Técnicas de coletas dos dados 8
3.5 Técnicas de análise dos dados 8
3.6 Desenvolvimento da pesquisa 93.7 Cronograma de atividades 9
3.8 Orçamento 9
REFERÊNCIAS 11
APÊNDICES 12
ANEXOS 13

1 INTRODUÇÃO

A informação no processo de gestão é um fator determinante para obtenção do sucesso ou insucesso, não obstante também é o conjunto de características necessárias para que esse fundamental instrumento de trabalho atenda as reais necessidades dos gestores da empresa: agilidade nosatendimentos e coesão na disponibilidade de dados.
Além disso, necessita de certa precisão de informações, o que torna os processos de venda e gerenciamento de produtos mais ágeis e confiáveis. As organizações que se favorecem da obtenção de informações gerenciais exatas possuem um potencial competitivo que permite tomar decisões em tempo reduzido e maior precisão, fazendo uma melhorrelação custo-benefício. Para Mendes e Filho (2002), o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa sob uma única base de dados.
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planing) aperfeiçoa o tráfego de dados dentro da empresa, minimizando a manipulação e como conseqüência assegura uma maior confiabilidade para as informações fornecidas. Para Souzae Zwicker (2000) os sistemas de informação integrada são adquiridos na forma de pacotes comerciais, para suportar a maioria das operações da empresa, procuram atender a requisitos genéricos do maior número possível de empresas. Os sistemas podem ser adaptados conforme as necessidades da empresa, facilitando sua implantação nos diversos tamanhos e tipos de organizações.
Um software ERPé um programa de planejamento dos recursos empresarias que integram as diferentes funções da empresa para criar operações mais eficientes. A integração de dados relevantes e a comunicação entre as diversas áreas da empresa, fornecem informação detalhada sobre a mesma (Buckhout et al. 1999), e com esta diversidade de informações disponíveis fica mais claro a tomada de decisão para os gestoresgarantindo a sobrevivência da organização no atual mercado competitivo.
No presente estudo serão abordados os principais modelos de sistema integrado de gestão empresarial a fim de possibilitar a escolha de um modelo ideal para implantação do mesmo na empresa de pequeno porte, denominada Loja 35, pois a mesma atualmente não possui plataforma de gestão integrada.

Apresentação doproblema de pesquisa

A empresa objeto de estudo deste trabalho, que tem como nome fantasia Loja 35, não possui plataforma de gestão informatizada, o controle de mercadorias é realizado em anotações, estas feitas em papel. Desta forma, muitas informações acabam se perdendo devido ao extravio e perda desses documentos, deixando inconsistência nos dados sobre as mercadorias.Sendo assim, o sistema de comunicação entre os setores da empresa é efetuado de maneira informal, ou seja, não existe um controle de estoque de mercadorias, a empresa não possui um sistema de gestão empresarial onde possa automatizar e armazenar todos os dados relacionados ao negócio da mesma.
Pretendemos então, adotar um sistema de gestão informatizada para poder adequar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erp para micro empresas
  • ANÁLISE DAS SOLUÇÕES DE SISTEMAS ERP PARA EMPRESAS DE MICRO, PEQUENO E MÉDIO PORTES
  • Análise de Sistemas de uma micro Empresa
  • A importância da implantação de um sistema ERP nas empresas
  • Tcc sistemas erp em pequenas empresas
  • Importância do ERP para a Micro e Pequena Empresa (MarketUp)
  • Sistema tributario para micro e pequenas empresa
  • FELIPE NARDI Proposta De Metodologia Para Sele O De Sistemas ERP Para Micro E Pequenas Empresas V9

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!