Sistemas economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS ECONÔMICOS



1. INTRODUÇÃO A ECONÔNOMIA

Conceitos Básicos

O Estudo da Economia pode ser dividido em duas partes: microeconomia e
macroeconomia Dallagnol (2008). A primeira cuida do comportamento dos consumidores e das empresas em seus mercados, as razões que levam os consumidores a comprar mais, ou menos, de um determinado produto e a pagar mais, ou menos, por este bem.Estuda ainda os motivos que levam empresas a produzir certa quantidade de um produto e de que forma seus preços são estabelecidos. Leva-se em conta os mercados nos quais as empresas e consumidores atuam.

Dallagnol (2008) destaca que a macroeconomia preocupa-se com o conjunto de decisões de todos os agentes econômicos, que ira se refletir em maior ou menor produção e nível de emprego.Inflação, taxa de juros, taxa de câmbio, nível de emprego global, crescimento econômico são objetos estudados na análise macroeconômica, além de cuidar das análises sobre as decisões tomadas pelo formulador de política econômica do país.

O fenômeno recente da globalização da economia levou os governos a buscarem apoio de outras economias, formando blocos econômicos, para conseguirem melhor sustentaçãofrente à forca das novas tecnologias e da pressão das multinacionais, do aumento da produtividade, do desemprego estrutural que ameaça a estabilidade social mesmo dos países mais desenvolvidos. Isto reforça a necessidade de aprofundar os conhecimentos na área das ciências econômicas.

Rosseti (2002) destaca que a palavra economia é de origem Grega oikos = casa e nomos= governo, administração.Xenofonte (455 a 345 a.C.) foi o primeiro a usar o termo Economia no sentido exposto anteriormente, ou seja, abrangendo apenas o governo ou a administração do lar.

Economia é uma ciência social, pois estuda a situação econômica da sociedade.
A economia se ocupa das questões relativas à satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade.

Necessidade Humana: é a sensação decarência de algo unida ao desejo de
satisfazê-la.

Tipos de necessidades:

Necessidades do indivíduo:
- Natural: por exemplo, comer.
- Social: decorrente da vida em sociedade; por exemplo, festa de casamento.

Necessidades da sociedade:
– Coletivas: partem do individuo e passam a ser da Sociedade; por exemplo, o transporte;
- Publicas: surgem da mesma sociedade; por exemplo, a ordempública.

Necessidades vitais ou primarias: destas depende a conservação da vida; por exemplo, os alimentos.

Necessidades civilizadas ou secundárias: são as que tendem a aumentar o bem-estar do indivíduo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econômicos e sociais em que se desenvolvem os indivíduos; por exemplo, o turismo.

Por que são os bens procurados (desejados)?

A resposta érelativamente simples: um bem é procurado porque é útil. Por utilidade entende-se "a capacidade que tem um bem de satisfazer uma necessidade humana".

Bem é tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Eles podem ser:
materiais - pois se pode atribuir-lhes características físicas de peso, forma, dimensão etc.

Por exemplo: automóvel, moeda, borracha, café, relógio etc.; imateriais - sãoos de caráter abstrato, tais como: a aula ministrada, a hospedagem prestada, a vigilância do guarda noturno etc. (em geral todos os serviços prestados são bens imateriais, ou seja, se acabam quase que simultaneamente à sua produção).

O conceito de necessidade humana, conforme Pinho e Vasconcellos (1998) é concreto, neutro e subjetivo, porém, para não se omitir da questão, definir-se-á a"necessidade humana" como qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sobrevivência ou para a realização social do indivíduo.

Assim sendo, ao economista interessa a existência das necessidades humanas
a serem satisfeitas com bens econômicos, e não a validade filosófica das necessidades.
Para se perceber a dificuldade da questão, é...
tracking img