Sistemas do corpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Funcionamento do Sistema Cardíaco
O sistema cardíaco, ou cardiovascular, é formado pelo coração, vasos sanguíneos e sangue. O coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, uma vez que é ele quem bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue chegue a todos os outros órgãos do corpo. Podemos dizer que o sistema cardiovascular é o responsável pelo transporte dassubstâncias em nosso corpo. Dentre essas substâncias, estão os nutrientes, os gases e a água.
O sangue que passa pelos vasos sanguíneos recebe O2 nos pulmões e nutrientes no intestino para depois transportá-los até as células. Nas células, por sua vez, o sangue recolhe os resíduos para excreção.
Outra função do sangue é a de manter a temperatura corporal. A quantidade aproximada de sangue nocorpo de uma pessoa adulta é de 5 litros. O volume médio de sangue que circula no corpo em repouso é de 5 litros/minuto, podendo chegar a, aproximadamente, 35 litros/minuto durante o exercício físico. Esse aumento acontece porque a demanda do corpo por nutrientes e O2 é maior durante o exercício, e o sangue precisa circular mais rapidamente por esses tecidos.
Os vasos sanguíneos podem conter tantoo sangue arterial quanto o sangue venoso e esses vasos são nomeados de acordo com a sua função. Os vasos que transportam o sangue do coração para os tecidos são as artérias, mais elásticas e musculosas, podendo suportar maior pressão em seu interior. Já os vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração chamam-se veias e possuem um sistema de válvulas que garante o sentido único dosangue, com menor pressão interna.
O coração é a bomba que manda o sangue para o corpo e para o pulmão com força suficiente para que ele chegue ao seu destino. No coração há quatro cavidades: dois átrios, receptores de sangue, e dois ventrículos, que enviam o sangue através das artérias. O sangue vindo dos tecidos chega ao coração pelo átrio direito e sai em direção aos pulmões pelo ventrículodireito. O sangue passa pelos pulmões e chega ao coração pelo átrio esquerdo, saindo para o corpo pelo ventrículo esquerdo. Há válvulas entre todas as cavidades cardíacas para impedir que o fluxo sanguíneo tenha seu sentido alterado.
A frequência cardíaca é um importante dado do sistema cardíaco e se refere à quantidade de ciclos cardíacos que acontecem em um minuto, portanto, é medida em BPM. A FCconsiderada normal para repouso varia entre 60 e 100 BPM para um indivíduo adulto. Alguns dados importantes para a educação física se baseiam em FC. São eles: débito cardíaco e pressão arterial. O DC representa o volume total de sangue bombeado pelo coração em um minuto e é calculado pela fórmula: x FC. Esse dado é utilizado, juntamente com a resistência periférica, para o cálculo de pressão arterialde um indivíduo, através da fórmula: DC x RP.
A pressão arterial é a máxima pressão exercida pelo sangue contra as artérias e deve ser mantida entre 120-130 mmHg durante a contração do coração e 70-80mmHg durante o relaxamento do coração. Valores de pressão arterial muito elevados podem romper vasos e provocar infartos ou AVC’s. O exercício físico atua diminuindo a pressão arterial de repouso,pois aumenta a elasticidade dos vasos e a força de contração do coração, diminuindo a FC de repouso e, consequentemente, o débito cardíaco.

Funcionamento do Sistema Respiratório
O sistema respiratório tem como objetivo principal a troca gasosa do corpo com o ambiente. Nosso corpo necessita de O2, encontrado no ar atmosférico, para realizar algumas de suas funções mais importantes, como aprodução de energia. Em contrapartida, produz CO2 em algumas reações químicas que acontecem dentro dele. A troca desses gases é feita pelo sistema respiratório, nos alvéolos pulmonares. Apesar disso, outras funções também são exercidas pelo sistema respiratório: manutenção da temperatura corporal, regulação do pH sanguíneo e liberação de água.
As partes que compõem o sistema respiratório são: as...
tracking img