Sistemas do corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CABELO-TRATAMENTO DO FIO E COURO CABELUDO
CURSO DE ESTÉTICA









ANA CLÁUDIA DINIZ
ANA PAULA MESCOLIN
CAROLINA MACHADO
DIANY DA SILVA PEREIRA
IVANETI LINHARES
JÉSSICA DA SILVA






RELATÓRIO DE TRATAMENTO





















Juiz de Fora
2010
A


















RELATÓRIO DE TRATAMENTOTrabalho apresentado à Disciplina Cabelo-tratamento do fio e couro cabeludo do curso de Estética da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para a conclusão da mesma


Orientador:









Juiz de Fora
2010























“O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficarcrianças toda a vida.”
Albert Einstein
1 Introdução
Para muitas de nós, a responsabilidade de ter em nossas mãos a confiança de uma cliente ou de uma amiga para cuidar de seus cabelos, gerou em um primeiro momento, a sensação de insegurança típica do novo. O desafio, entretanto, foi aos poucos se transformando em contentamento a cada nova sessão do tratamento, a cada vez que notávamos a visíveltransformação que, com nossas próprias mãos, promovíamos nos fios da modelo. Mãos que se dividiam entre as fases do processo de tratamento, desde a lavagem até a finalização, mãos que se preocupavam na curta dinâmica das aulas em anotar tudo aquilo que poderia ser útil, não somente na construção desse relatório, mas por toda a nossa vida profissional.
O tratamento foi realizado durante umasequência de 5 semanas, nas quais a modelo se submetia à sessões com produtos específicos para o seu tipo de cabelo indicados pela orientadora e avaliados pelas alunas que realizavam os procedimentos. Além da realização dos procedimentos conforme orientação da professora e segundo as indicações do rótulo dos produtos, a cada aula, uma das alunas ficava responsável por anotar os princípios ativospresentes na fórmula e as promessas do fabricante, para que nos futuros encontros, discutíssemos, baseado nos resultados percebidos pelo grupo e pela modelo, acerca do melhor tratamento, das condições propostas e da coerência das sugestões do fabricante, aguçando, dessa forma, nosso senso crítico e promovendo o primeiro contato com diversos tipos de produtos e fabricantes, afim de que, o nosso julgamentocaminhasse para uma postura profissional.
Para tanto, o presente trabalho se justifica a partir do momento em que se compreende a viabilidade de se agregar conhecimento científico e fundamentação teórica à sequência prática desenvolvida em laboratório, agregando conhecimentos, induzindo à curiosidade e favorecendo o senso crítico tão necessário na vida do profissional.




2 Relatório2.1 Diagnóstico de intensidade dos fios descoloridos

A modelo, Ivaneti Linhares, chegou até o laboratório para darmos início ao tratamento, apresentando fios de comprimento e espessura mediana, relatando que se submetia continuamente à alisamentos do tipo “escova inteligente”, além de descoloração periódica, afim de não somente amenizar os fios brancos mas de dar cor e aspecto luminoso aos seuscabelos.
Ao analisarmos os fios da modelo, realizamos, primeiramente, a análise do grau de porosidade e elasticidade dos cabelos da mesma, e pudemos perceber que apesar de apresentar indícios de cutículas abertas, quanto à elasticidade e resistência o mesmo encontrava-se saudável.
A modelo queixava-se do excesso de óleo de seus cabelos, entretanto, o óleo localizava-se, principalmente equase que exclusivamente próximo à raiz, não existindo distribuição suficiente do óleo ao longo dos fios, o que promovia a sensação de um cabelo ressecado nas pontas e oleoso na raiz. Logo de imediato, realizamos algumas observações e indicações de cuidados.
Ivaneti se comprometeu a não realizar movimentos no couro cabeludo que aguçassem à produção de óleo pelas glândulas sebáceas, e as...
tracking img