Sistemas distribuidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Computação Distribuída
Ariene Leal, Eduardo dos Santos, Israel Alves, Leandro Vieira Sistemas de Informação – 6° periodo

Resumo:
A Computação distribuída é um modelo de distribuição de processos entre computadores e/ou processadores separados. Com o surgimento deste novo modelo, abriu-se uma gama de possibilidades e novas tecnologias foram criadas apartir deste novo modelo.

1 - IntroduçãoCom o surgimento de redes de computadores tornou-se possivel a utilização de um novo paradigma computacional: A Computação Distribuida. A computação distribuída apesar de ter sua iniciação cientifica na década de 70, tornou-se uma realidade global somente depois da Internet e da WWW. A possibilidade de distribuir o processamento entre computadores diferentes é um meio extremamente podero para sealcaçar resultados inimagineveis quando comparada ao uso de um unico computador. Andrew Tanenbaum definiu que um sistema distribuído é uma "coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente" Mais do que dividir as tarefas, este paradigma permite que sejam repartidos e definidos por especialização cada processamento de acordo com a repartição e aparticularidade de cada computador para que não haja desperdício de hardware. O uso da arquitetura cliente/servidor é um exemplo clássico de computação distribuída, onde vários computadores se comunicam com

servidores, este processo é distribuído entre as maquinas, onde a função do servidor é cuidar dos arquivos e administrar o banco de dados. A outra arquitetura que também tem como fatorprincipal o banco de dados, e um sistema de banco de dados distribuídos, onde uma única aplicação é capaz de operar do modo homogêneo sobre dados separados em diversos SGBDs diferentes, ligados em diversas maquinas simultaneamente. Também sem importar os sistemas operacionais e as compatibilidades dos hardwares. Esta arquitetura passa para o

usuário final a sensação de que o sistema esta sendoexecutado em uma única maquina, acessando um único Banco de Dados, com um único Sistema Operacional. Neste artigo vamos destacar os principais modelos empregados e descendentes da Computação Distribuída.

2 – Arquiteturas da Computação Distribuída
2.1 - Cliente/Servidor: O cliente solicita algo, e o servidor retorna uma resposta. Este modelo é divido em duas partes: Sendo uma o servidor e a outraum conjunto de clientes. Na grande maiaria e para se alcançar bons resultados o servidor é uma máquina bastante potente que atua como depósito dos dados e funciona com SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados. E os clientes normalmente sao estações de trabalho que solicitam vários serviços ao servidor. Ambas as partes devem estar conectadas entre si mediante uma rede. A imagem abaixo ilustracomo é a disposição fisica da arquitetura cliente servidor.

Este tipo de arquitetura é a mais utilizada atualmente, devido ao fato de ser a mais avançada e a que melhor evoluiu nestes últimos anos.

2.2 - Peer-to-peer (P2P): Esta tecnologia permite o compartilhamento de arquivos na internet Esta arquitetura é caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tantofunções de servidor quanto de cliente. Um exemplo classico é o compartilhamento de arquivos na internet, onde um computador pode disponibilizar arquivos na rede, e baixar arquivos de outros computadores.

O acesso as redes que disponibilizam arquivos para download deve ser intermediada por um software cliente, ele que fará o acesso a outra maquina servidora. Atualmente existem softwares quepossibilita que a pessoa acesse mais de um rede ao simultaneamente. A arquitetura desta tecnologia cria uma rede de computadores virtuais, os computadores (os “nós” da rede) assumem o papel de clientes e servidores, ou seja, consumidores passivos e ativos da informação. Os softwares clientes conectados vasculha todos os discos rígidos conectados na rede, para encontrar a música, o vídeo ou qualquer...
tracking img