Sistemas distribuidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

1.1 Definição

A computação distribuída ou também chamado de sistema distribuído é feito por dois ou mais PCs interligados em uma rede de computadores e a função é concluir uma tarefa.Este sistema refere se a computação paralela e descentralizada. O sistema distribuído para Andrew Tanenbaum é uma “conjunto de computadores que não dependem uns dos outros que seapresenta ao operador de PC como um sistema único e consistente” e para George Coulouris significa “conjunto de computadores autônomos conectados em uma mesma rede e que contém programas que tem a função de dividir os recursos do sistema: hardware, software e dados” A computação distribuída serve para acrescentar o poder computacional de vários computadores conectados em uma rede, ou com doisprocessadores ou mais funcionando juntos em mesmo micro, que tem a função de processar uma tarefa, que dizer, um único micro exercendo esta tarefa. Sistema Distribuído são os diversos computadores trabalhando juntos para exercer determinada tarefa.

[pic]

Figura1: Diferentes formas de transparência nos sistemas distribuídos disponível em : http://www1.fatecsp.br/aguiar/sistemasdistribuidos.htm 1.1.1Transparência

Um aspecto relevante de um sistema distribuído é esconder o fato de seus processos e os recursos serem distribuídos fisicamente através de múltiplos computadores. Um sistema distribuído que possa se apresentar aos usuários e aos aplicativos como sendo somente um único sistema computadorizado é dito ser transparente. O conceito de transparência pode ser utilizado para diversos aspectosde um sistema distribuído 1.2.1 Escalabilidade

Atualmente, a maioria dos sistemas distribuídos é projetada para trabalhar com vários processadores (em rede). Às vezes, um sistema necessita escalar diferentes tipos de problemas para serem resolvidos, para isso deve-se considerar primeiramente o seu tamanho. Exemplo: Os serviços centralizados no sentido que são executados por meio somente de umúnico servidor que “funciona” em uma máquina específica no sistema distribuído. 1.2 Organização

A organização entre os computadores é fundamental.Com a intensão de utilizar o maior numero possível de micros e tipos de PCs , o protocolo ou canal de comunicação não deve ter e nem usar alguma informação que pode não ser entendida por alguns micros.Deve se tomar todo o tipo de cuidado para que asmensagens corretas sejam entregues direito e que as mensagens invalidas não sejam mandadas, senão o sistema pode cair ou ate mesmo cair a rede toda. Um detalhe importante seria mandar programas para outros computadores de maneira portátil para que possa funcionar em toda a rede.Seria impossível se usar um hardware de recursos diferentes em que cada caso deve ser tratado a parte com crosscompiling oureescrevendo o programa.

2 HARDWARE

Há diversas formas diferentes de organização do hardware em sistemas distribuídos, principalmente no aspecto de como implementar a conexão de seus componentes, e de como eles se comunicam. Pode-se classificar os computadores com diversos processadores em dois grupos: 1) Multiprocessadores são os que têm memória compartilhada.
2) Multicomputadores cadaprocessador tem sua própria memória local.
A diferença principal entre esses dois sistemas é que em um multiprocessador há um único espaço de endereçamento virtual que é compartilhado por todos os processadores.

2.1 Sistemas paralelos

Consiste em um sistema que interliga vários nós de processamento (computadores individuais, não necessariamente homogéneos) de forma que um processo de grandeconsumo seja executado no nó "mais disponível", ou mesmo distribuido por vários nós. Por conseguinte a realização de uma tarefa qualquer, dividida em várias subtarefas pode ser realizada em paralelo. A nomenclatura mais empregada neste contexto é HPC (High Performance Computing) e/ou DPC (Distributed/Parallel Computing).

2.2 Arquiteturas

• Multiprocessador.
• Multiprocessador homogêneo....
tracking img