Sistemas Digitais

Páginas: 18 (4266 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014

 
Trabalho de Sistemas Digitais
 
 
ALUNOS: RA´s:
Augusto Porto de Carvalho
4602889158
William Gonçalves de Santana
3201496961
Valter Henrique Santos Vieira
3285496844



 
 
Estudo do Motor de Passo e seu controle digital
 
 
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS:
 
O objetivo deste trabalho e explicar as características e o funcionamento do chamado MOTOR DEPASSO, um tipo de motor elétrico que pode ser controlado por sinais digitais, tornando-o preciso e de recomendável utilização em aplicações que venham a requerer um ajuste fino de posicionamento.
 
Iniciamos com um estudo rápido e pouco profundo dos motores elétricos em geral. Depois apresentamos o MOTOR DE PASSO, damos alguns detalhes de seu funcionamento e falamos sobre como controlá-lo.
 Finalmente apresentamos algumas aplicações do motor em estudo, frisando sempre que o preciso controle sobre seus movimentos é o que mais o diferencia dos demais motores elétricos.
 
 
 
MOTORES ELÉTRICOS:
 
Um motor elétrico é um dispositivo que transforma energia elétrica em energia mecânica, em geral energia cinética. Ou seja, num motor, a simples presença da corrente elétrica, seja cc ouac, nos garante movimento em um eixo, que pode ser aproveitado de diversas maneiras dependendo da aplicação do motor.
 
O acionamento de máquinas e equipamentos mecânicos por motores elétricos é um assunto de grande importância econômica. Estima-se que o mercado mundial de motores elétricos de todos os tipos seja da ordem de uma dezena de bilhões de dólares por ano.
No campo dos acionamentosindustriais, avalia-se que de 70 a 80% da energia elétrica consumida pelo conjunto de todas as indústrias seja transformada em energia mecânica através de motores elétricos. Isto significa que, admitindo-se um rendimento médio da ordem de 80% do universo de motores em aplicações industriais, cerca de 15% da energia elétrica industrial transforma-se em perdas nos motores.
 
No Brasil, a fabricação demotores elétricos é um segmento relevante da atividade econômica. No início da década de 80 a indústria brasileira de motores produziu em torno de três milhões de unidades por ano, tendo mais do que 80 mil unidades acima de 20cv.
 
Entre o fabricante e o usuário final deve existir uma estreita comunicação, de forma que seja feita uma correta seleção do motor a ser utilizado em determinadaaplicação. Fundamentalmente o processo de seleção de um acionamento elétrico, corresponde à escolha de um motor que possa atender a, pelo menos, três requisitos do utilizador:
 
1.                 Fonte de alimentação: tipo, tensão, freqüência, simetria, equilíbrio, etc.
2. Condições ambientais: agressividade, periculosidade, altitude, temperatura, etc.
3. Exigências da carga econdições de serviço: potência solicitada, rotação, esforços mecânicos, configuração física, ciclos de operação, confiabilidade, etc.
 
A divisão em motores de corrente contínua e de corrente alternada é devida, obviamente, ao tipo de tensão de alimentação.
 
Apresentamos abaixo algumas características básicas dos motores AC e DC:
 
Motores DC: São conhecidos por seu controle preciso develocidade e por seu ajuste fino e são, portanto, largamente utilizados em aplicações que exigem tais características. Vale comentar que a utilização dos motores de corrente contínua teve um grande incremento nos últimos anos, graças à eletrônica de potência. Fontes estáticas de corrente contínua com tiristores confiáveis, de baixo custo e manutenção simples, substituíram os grupos conversoresrotativos. Com isso, motores de corrente contínua passaram a constituir alternativa mais atrativa em uma série de aplicações.
 
Motores AC: A grande maioria das aplicações tem sua configuração mais econômica com a utilização de motores de indução de gaiola. Estima-se que 90% (em unidades) dos motores fabricados sejam deste tipo. Quando não há necessidade de ajuste e controle de velocidade e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas digitais
  • sistemas digitais
  • Sistemas Digitais
  • Sistemas digitais
  • Sistemas digitais
  • Sistemas digitais
  • Sistemas Digitais
  • sistemas digitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!