Sistemas de saneamento basico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DE SANEAMENTO BÁSICO

1. INTRODUÇÃO


No Brasil, cerca de 5.560 municípios brasileiros apresentam enormes desafios, em variados graus e aspectos, relacionados a problemas de infra-estrutura urbana e serviços públicos que afetam a maior parte da população.

Os dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE em 04/2011, revelam que a maior carência do país na área de serviços públicos einfraestrutura continua a ser em saneamento básico: apenas 55,4% dos 57,3 milhões de domicílios estavam ligados à rede geral de esgoto. Outros 11,6% utilizavam fossa séptica, forma de saneamento considerada adequada pelo instituto.
Os demais 33% ou não possuem nenhum tipo de disposição de dejetos ou usavam soluções alternativas (como o despejo em rios, fossas rudimentares etc) consideradas comoinapropriadas. Estavam nessa situação 18,9 milhões de domicílios brasileiros.

Já o serviço de coleta de lixo atendia a 87,4% dos domicílios - ou 50,1 milhões de domicílios. No caso do abastecimento de água, 82,9% dos domicílios estavam ligados à rede geral de distribuição, mas ainda 10% das famílias buscavam a água em poços. Outros 7,1% usavam outra solução alternativa - como a retirada de águade lagos ou nascentes.

No Brasil as doenças resultantes da falta ou inadequação de saneamento, especialmente em áreas pobres, têm agravado o quadro epidemiológico. Males como cólera, dengue, esquistossomose e leptospirose são exemplos disso.



Como a Ausência de Saneamento Afeta a Saúde


Diversas doenças infecciosas e parasitárias têm no meio ambiente uma fase de seu ciclo detransmissão, como por exemplo, uma doença de veiculação hídrica, com transmissão feco-oral. A implantação de um sistema de saneamento, nesse caso, significaria interferir no meio ambiente, de maneira a interromper o ciclo de transmissão da doença.

O controle da transmissão das doenças, além da intervenção em saneamento e dos cuidados médicos, completa-se quando é promovida a educação sanitária,adotando-se hábitos higiênicos como:

• utilização e manutenção adequadas das instalações sanitárias;
• melhoria da higiene pessoal, doméstica e dos alimentos.

A ocorrência de doenças, principalmente doenças infecciosas e parasitárias ocasionadas pela falta de condições adequadas de saneamento, pode levar ao homem à inatividade ou reduzir sua potencialidade para o trabalho, transformando-o deunidade produtiva a uma carga para a sociedade.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde relativos a 2002, 1,3 bilhão de pessoas no planeta (sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais) estão infectadas pelo ancilostoma e 65 mil morrem devido à anemia associada à doença. Popularmente conhecida como amarelão, a enfermidade tornou-se célebre graças a Monteiro Lobato, quando este criou opersonagem Jeca Tatu - caipira considerado por todos, preguiçoso e idiota, mas que ao se descobrir doente de amarelão, trata-se, cura-se e torna-se fazendeiro rico.



Como as Doenças são transmitidas quando os serviços de saneamento são inexistentes ou inadequados


A maior parte das doenças transmitidas para o homem é causada por microrganismos, organismo de pequenas dimensões que nãopodem ser observados a olho nu.

Os principais grupos de microrganismos patogênicos que podem provocar doenças no homem são:
• os vírus (ex.: vírus da hepatite);
• as bactérias (ex.: vibrião colérico, que é o agente da cólera);
• os protozoários (ex.: ameba);
• os helmintos (ex.: diarréias);
• os fungos (ex.: leveduras);
• as algas (ex.: cianofícias – algas azuis);



3.1 Doençasrelacionadas com a água


A água pode afetar a saúde do homem de várias maneiras: através da ingestão direta, ou na preparação de alimentos, ou pelo seu uso na higiene pessoal ou na agricultura, indústria ou lazer.

Os riscos para a saúde relacionados com a água podem ser distribuídos em duas categorias principais:

• riscos relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes...
tracking img