Sistemas de Numera o Tarefa 1 Felipe Barino

629 palavras 3 páginas
Em busca de compreender o meio onde vive, a humanidade vêm tentando encontrar regras e padrões em tudo que vivencia e observa. Nesse contexto surge a matemática, e por volta de 6.000 a.C. os egípcios começam a descrever matematicamente as estações do ano. A fim representar essa matemática os egípcios criaram um sistema de base 10, não posicional. Além dessa criação, eles desenvolveram um avançado método para realização de multiplicações, que usava uma espécie de sistema binário, como descrito no Papiro de Rhind, escrito por volta de 1.615 a.C. pelo escriba Ahmes.
Ainda descrevia soluções para se dividir igualmente um todo entre um grupo de pessoa(que introduzia a ideia de frações), cálculo de área de círculos, estudo de triângulos retângulos(um uso, não demonstrado, do Teorema de Pitágoras) e a proporção áurea. Em outro documento, o Papiro de Moscovo, descreve­se o processo para cálculo do volume de um tronco de pirâmide.
Usando tábuas de argila os babilônios também registraram descobertas matemáticas e em 2.500
a.C. já existiam escolas para formar escribas. Devido ao comércio bem desenvolvido, eles se especializaram em comparar medidas, como peso, introduzindo a ideia de igualdade e portanto de equações. Esse povo se diferenciava dos egípcios por usar um sistema posicional de base 60. Devido à notação posicional, os babilônios puderam escrever números grandes com facilidade, chegando a descrever os ciclos da lua e até mesmo eclipses. Além desse grande avanço na notação matemática, foi criado também um símbolo para representar o vazio, algo próximo à ideia do zero.
Para medir terras os babilônios chegaram a noção de equações de 2º grau, aplicada geometricamente em áreas de terrenos quadrados, por exemplo. Bem como os egípcios, os babilônios não tratavam de demostrar e criar teoremas, mas também viram grande potencial no triângulo retângulo e descobriram diversos trios de Pitágoras, como mostra a táboa de Plimpton 322. Esse fato aliado a ideia

Relacionados