Sistema urinario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urinaencontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.
Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores - que produzem a urina - e órgãos excretores - que são encarregados de processar adrenagem da urina para fora do corpo.
Os órgãos urinários compreendem os rins, que produzem a urina, os ureteres ou ductos, que transportam a urina para a bexiga, onde fica retida por algum tempo, e auretra, através da qual é expelida do corpo.
Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas –ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho, ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.


RIM
Os rins são órgãos pares, em forma de grão defeijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome. Sua coloração é vermelho-parda.
Néfrons
O néfron é a unidade morfofuncional ou a unidade produtora deurina do rim. Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons.

O néfron é formado por dois componentes principais:
   1. Corpúsculo Renal:
       Cápsula Glomerular (de Bowman);
       Glomérulo– rede de capilares sangüíneos enovelados dentro da cápsula glomerular
   2. Túbulo Renal:
       Túbulo contorcido proximal;
       Alça do Néfron (de Henle);
       Túbulo contorcido distal;       Túbulo coletor.

Funções dos Rins
Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, com as outras partes do sistema atuando, principalmente, como vias de passagem e áreas dearmazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem:
       Regulação da...
tracking img