Sistema unico de saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. 
Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dosmais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos –, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.  
Em 05 de outubro de 1988, há exatos 20 anos atrás, quem prestava assistência médico-hospitalar para apopulação brasileira era o antigo INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. A saúde não era um direito de todos, a assistência médica era um privilégio apenas dos trabalhadores com carteira assinada e seus dependentes. O restante da população ficava excluído desses serviços, eram atendidos como” indigentes” Predominava na saúde a assistência médica curativa (INAMPS) eo combate as endemias e a prevenção das doenças eram tratadas pelo Ministério da Saúde.

Agora, com o SUS, universal, cabe ao Estado assegurar este direito. O SUS baseia-se em três princípios ideológicos ou doutrinas: Universalidade, Equidade e Integralidade e mais outros princípios organizacionais como Descentralização, Resolutividade, Regionalização e Hierarquização, Participação Social. Issopor si só teoricamente já bastava para promover uma grande revolução nesse país, se tudo funcionasse como manda a legislação federal.

A responsabilidade do financiamento do SUS é das três esferas de governo, e cada uma deve assegurar o aporte regular de recursos, aos respectivos fundos de saúde.



EACS

Ação: ampliar a cobertura da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde

(EACS)em todo o território brasileiro.

Para quem: para toda a população brasileira.  

Produto: famílias atendidas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Para que serve: no processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde

(SUS), o ACS tem sido um personagem muito importante realizando integração

dos serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) com a comunidade. O

ACS podeintegrar tanto uma equipe de Saúde da Família (eSF) quanto uma

equipe da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), de acordo com

a realidade do município.

Atualmente são mais de 245 mil ACS em todo o Brasil desenvolvendo ações de

promoção e vigilância em saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de

vida das pessoas. Cabe à gestão municipal a decisão de aderir àestratégia em

seu território.

Equipe de saúde

É o grupo formado por profissionais de saúde, de mesma ou diferentes profissões e áreas de atuação, responsáveis pela assistência à saúde de um ou mais pacientes.
De acordo com os problemas de saúde do paciente, a equipe se ajusta para assistir melhor à sua saúde. Por exemplo: para prestar assistência a um indivíduo com câncer, a equipe pode serformada por médico oncologista, fisioterapeuta onco-funcional, psicólogo hispitalar, enfermeiro, etc. Para prestar assistência a um indivíduo com DTM a equipe pode ser formada por fonoaudiólogo, médico cirurgião maxilo-facial, fisioterapeuta da ATM, odontólogo, etc.

"Eles representam a grande maioria do quadro de colaboradores do Serviço de Enfermagem são profissionais de nível médio queexecutam e checam os cuidados de enfermagem de pouca ou média complexidade".
Trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível...
tracking img