Sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema tegumentar trata do sistema que inclui a pele e seus anexos- pele, , glândula sudoríparas e sebáceas, unhas e mama; proporcionando ao corpo um revestimento protetor, que contém terminações nervosas sensitivas e participa da regulação da temperatura corporal, além de cumprir outras funções.
A pele apresenta espessura variável conforme a região como- é mais espessa nas superfíciesanteriores e extensoras do corpo do que nas anteriores e nas flexoras, em áreas de pressão como na palma das mãos e dos pés, apresentam pele mais espessa, já mas pálpebras ela é muito fina. O fator etário também condiciona a espessura da pele, mais delgada na infância do que na velhice. A distensibilidade é outra característica da pele que também varia de região para região, sendo muito distensível nodorso da mão, e na palma da mão ela é muito pouco, a elasticidade diminui com a idade.
A pele é composta pela epiderme, derme e a hipoderme ou tecido subcutâneo. A epiderme não é vascularizada, consiste de epitélio estratificado, amolda-se perfeitamente sobre a camada papilar da derme e varia de espessura em diferentes partes como na palma da mão e dos pés sendo mais espessa, dura e de texturacórnea, o epitélio estratificado da epiderme compõe-se de varias camadas de acordo com as diversas categorias, como aspecto das células, textura, composição e posição, essas camadas são superficial para profundo: estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato basal. A derme é rija, flexível e elástica, mais espessa na superfície dorsal do corpo que na ventral e na parte lateral maisque na medial das membros. Nas pálpebras, escroto e pênis é excessivamente fina e delicada. A hipoderme ou tecido subcutâneo não é considerada como pertencente a pele e por isso é chamada de tela ou tecido subcutâneo ou hipoderme, é composto principalmente por tecido conjuntivo frouxo ou tecido adiposo, ela desempenha duas funções principais auxilia a isolar o corpo das variações extremas do meioambiente e fica a pele as estruturas subjacentes, poucas áreas do corpo não possuem esse tecido, nestes locais, a pele esta fixada diretamente no osso; a pele das articulações e dos dedos apresenta dobras e é enrugada porque esta adereida as osso.
A pele contém numerosas glândulas sudoríparas e sebáceas. As glândulas sudoríparas localizam-se na derme, com importante função na regulação datemperatura corporal, porque sua secreção, o suor, absorve calor por evaporação da água. Possuem um longo e tortuoso ducto excretor que atravessa a epiderme e se abre na superfície da pele por meio de um poro. As glândulas sudoríparas são especialmente abundantes mas palmas das mãos e na planta dos pés. Em certas regiões, como a axila e dos órgãos genitais externos, existem glândulas muito semelhantes assudoríparas, cuja secreção produz odor característico.
As glândulas sebáceas, localizadas na derme, faltam nas regiões palmar e plantar. Via de regra, os ductos destas glândulas abrem-se nos folículos pilosos. Sua secreção conhecida como sebo, serve para lubrificar a pele e os pêlos.
As unhas são placas curtas queratinizadas, dispostas nas superfícies dorsal das falanges distais, com funçãoprotetora. Apresentam uma parte distal, exposta o corpo e uma parte proximal oculta, a raiz. Está é coberta por um prolongamento ou por uma praga da camada córnea da epiderme, o eponíquio, conhecido como cutícula. A porção proximal do corpo da unha apresenta uma área de zona córnea que é opaca e parece com uma meia-lua é a lúnula. A unha repousa sobre o leito ungueal, que é abundante vascularizado einervado.O crescimento das unhas é contínuo durante a vida, graças ao processo de proliferação e diferenciação de células epiteliais da raiz da unha, que gradualmente se queratinizam para formar a placa córnea.
As mamas são anexos da pele, pois seu parênquima é formado de glândulas cutâneas modificadas que se especializam na produção de leite após da gestação. A mama é uma proeminência...
tracking img